por Luiz Antonio Jr » Qui Mar 03, 2011 12:45
Senhores, bom dia.
Se possível gostaria de uma ajuda em um exercício de fatoração:
t² + 5t + 6
Deixei em evidência o t, mas ainda não resolve muito. Eu me recordo vagamente que havia uma regra para problemas assim, mas não tenho mais este material. Se alguém souber onde posso encontrar uma explicação, também agradeço!
Obrigado!
Att.
Luiz
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por LuizAquino » Qui Mar 03, 2011 13:04
Eu acredito que o tópico abaixo pode lhe ajudar:
Aulas de Matemática no YouTubeviewtopic.php?f=120&t=3818
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por DanielFerreira » Qui Mar 03, 2011 15:04
Se possível gostaria de uma ajuda em um exercício de fatoração:
t² + 5t + 6
Basta encontrar dois números cuja soma seja 5 e o produto 6.
2 + 3 = 5
2 * 3 = 6
daí,
(t + 2)(t + 3)
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por LuizAquino » Qui Mar 03, 2011 16:38
danjr5 escreveu:Basta encontrar dois números cuja soma seja 5 e o produto 6.
2 + 3 = 5
2 * 3 = 6
daí,
(t + 2)(t + 3)
Correção: Na equação

você quer encontrar dois números tais que a soma seja
-5 e o produto seja
6. Nesse caso, os números são -2 e -3, pois
(-2)+(-3)=-5 e
(-2)*(-3)=6. Portanto, a forma fatorada será
(t-(-2))(t-(-3))=(t+2)(t+3).
Note que apesar de ter chegado a essa fatoração você usou
2 e
3 como raízes, mas esses números não são raízes da equação

.
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por DanielFerreira » Sex Mar 04, 2011 11:05
Olá LuizAquino,
concordo com você, mas...
Com muita prática em resoluções de eq. do 2º cheguei a conclusão que tal método não é falho!
Ignoro mesmo

e uso o valor de "b".
Ex.:
x²
- x - 6 = 0
encontro dois números cuja soma seja
- 1, e o produto - 6,
veja: - 3 e + 2
(- 3) + 2 = - 1
- 3 * 2 = - 6
daí,
não troco o sinal dentro dos parênteses!
(x - 3)(x + 2) = 0
x² - x - 6
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por LuizAquino » Sex Mar 04, 2011 11:33
Olá Danjr,
Você precisa desde já tomar muito cuidado com a maneira como ensina as coisas. Ainda mais sendo você um aluno de um curso de graduação em licenciatura.
Imagine que você ensinou essa técnica para um aluno e pediu para ele resolver o exercício: Determine as raízes da equação

.
Seguindo o que você ensinou, o aluno irá procurar dois números tais que a soma seja -5 e o produto seja 6. Daí, ele encontrará -2 e -3, já que (-2)+(-3)=-5 e (-2)(-3)=6. Ele muito provavelmente irá dizer que as raízes da equação são -2 e -3. O que está errado.
Muito provavelmente ele não irá montar a equação
(x-2)(x-3)=0 para daí poder determinar que as raízes são 2 e 3.
Além disso, ignorar o sinal no início do processo não configurou-se em vantagem, já que no final temos que trocar o sinal de qualquer maneira se quisermos descobrir as raízes verdadeiras.
Eu acredito que esse processo possa confundir mais do que ajudar o aluno.
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por DanielFerreira » Qua Mar 23, 2011 09:57
LuizAquino,
bom dia!
Você precisa desde já tomar muito cuidado com a maneira como ensina as coisas. Ainda mais sendo você um aluno de um curso de graduação em licenciatura.
Posso estar errado, não sei, mas com essas
palavras tive a impressão de cursar a graduação errada!! O quê você dá o nome de "tomar cuidado como ensina as coisas." tenho, embora não tenha parecido no tópico anterior.
Agi errado expondo/ensinando a maneira como resolvo eq. do 2º grau, uma vez que foge dos padrões em Matemática. Afinal, comecei errado e terminei certo; se comecei errado, então como pode está certo?!
Luiz Antônio Jr. ignore minhas postagens e desculpe por confundi-lo com minha solução maluca. rsrrsssssr
Ao LuizAquino, valeu pela idéia.
Daniel F.
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por LuizAquino » Qua Mar 23, 2011 10:45
danjr5 escreveu:Posso estar errado, não sei, mas com essas palavras tive a impressão de cursar a graduação errada!! O quê você dá o nome de "tomar cuidado como ensina as coisas." tenho, embora não tenha parecido no tópico anterior.
Eu não quis dizer que você está na graduação errada. O que eu quis dizer é que um Professor tem que tomar muito cuidado com a forma como ensina os conteúdos. E como você está estudando para ser um futuro Professor, então deve tomar esse cuidado desde já.
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Como resolvo uma questao desse tipo:
Uma usina de britagem produz pó de pedra, que ao ser depositado no solo, forma uma pilha cônica onde a altura é aproximadamente igual a 4/3 do raio da base.
(a) Determinar a razão de variação do volume em relação ao raio da base.
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A letra (a) consegui resolver e cheguei no resultado correto de

Porem, nao consegui chegar a um resultado correto na letra (b). A resposta certa é
Alguem me ajuda? Agradeço desde já.
Assunto:
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Autor:
Elcioschin - Qua Jun 30, 2010 20:47
V = (1/3)*pi*r²*h ----> h = 4r/3
V = (1/3)*pi*r²*(4r/3) ----> V = (4*pi/9)*r³
Derivando:
dV/dr = (4*pi/9)*(3r²) -----> dV/dr = 4pi*r²/3
Para dr = 20 cm/s = 0,2 m/s e R = 2 m ----> dV/0,2 = (4*pi*2²)/3 ----> dV = (3,2/3)*pi ----> dV ~= 1,066*pi m³/s
Assunto:
Taxa de variação
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Guill - Ter Fev 21, 2012 21:17
Temos que o volume é dado por:
Temos, portanto, o volume em função do raio. Podemos diferenciar implicitamente ambos os lados da equação em função do tempo, para encontrar as derivadas em função do tempo:
Sabendo que a taxa de variação do raio é 0,2 m/s e que queremos ataxa de variação do volume quando o raio for 2 m:

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