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[módulo número complexo] Ajuda questao

[módulo número complexo] Ajuda questao

Mensagempor filipetrr » Qui Jun 27, 2013 10:43

Bom dia,

Sou novo no forum e estou postando pela primeira vez para tirar as seguintes duvidas: Segue questões.

Dentro do disco D={z: |z-i|? 3/2}, no plano complexo, o número de pontos z=n+mi, onde i2=-1, com n e m sendo números inteiros, é:
(A) 4
(B) 5
(C) 8
(D) 9

No plano complexo, o subconjunto dos números definido por M = {z?C: |z +1| + |z ?1| = 4} representa
a) um segmento de reta.
b) uma hipérbole.
c) uma parábola.
d) uma elipse.

Não são questões muito difíceis, mas eu terminei o ensino médio tem algum tempo já e não consigo fazer e nos meus livros só aborda o básico sobre número complexo e não tem nenhum exemplo desse tipo, se puderem dar uma luz pra mim seria muito bom.
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Re: [módulo número complexo] Ajuda questao

Mensagempor adauto martins » Qua Jan 07, 2015 17:03

1){\left|z-i \right|}^{2}\preceq 9/4=2.25\prec 3...
({n+(m-1)i})^{2}={n}^{2}-({m-1})^{2}+2n(m-1)i\prec 3\Rightarrow {n}^{2}-{(m-1)}^{2}\prec 3;2n(m-1)=0
se m-1=0 e n\neq 0\Rightarrow m=1,{n}^{2}\prec 3\Rightarrow (-1,1),(0,1),(1,1)satisafaz as condiçoes...
se n=0,-{(m-1)}^{2}\prec 3\Rightarrow {(m-1)}^{2}\succ -3\Rightarrow {m}^{2}-2m+1\succ -3\Rightarrow {m}^{2}-2m+4\succ 0q. nao tem raizes reais...logo nao podemos ter (0,m) q. satisfaz as condiçoes de soluçao...
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Re: [módulo número complexo] Ajuda questao

Mensagempor Russman » Qua Jan 07, 2015 23:35

filipetrr escreveu:Dentro do disco D={z: |z-i|? 3/2}, no plano complexo, o número de pontos z=n+mi, onde i2=-1, com n e m sendo números inteiros, é:
(A) 4
(B) 5
(C) 8
(D) 9


Tomando z=x+iy facilmente desenvolvemos

\left | z-i \right | \leq \frac{3}{2} \Rightarrow \left | x+i(y-1) \right | \leq \frac{3}{2} \Rightarrow x^2+(y-1)^2 \leq \frac{9}{4}

que é um círculo de raio \frac{3}{2} e centro em (0,1).

Agora, fazendo y=0 temos

x^2+(0-1)^2 \leq \frac{9}{4} \Rightarrow x^2 \leq \frac{5}{4} \Rightarrow \left | x \right | \leq \frac{\sqrt{5}}{2} \Rightarrow - \frac{\sqrt{5}}{2} \leq  x \leq \frac{\sqrt{5}}{2}

o que configura, para x \in\mathbb{Z}, x=0 ou x = \pm 1.

Portanto, temos de analisar quais valores de y \in\mathbb{Z} fazem par com estes três valores possíveis de x

Para x=0 calculamos

0^2+(y-1)^2 \leq \frac{9}{4} \Rightarrow (y-1)^2 \leq \frac{9}{4} \Rightarrow \left | y-1 \right | \leq \frac{3}{2} \Rightarrow - \frac{3}{2} \leq  y-1 \leq \frac{3}{2} \Rightarrow 1- \frac{3}{2} \leq  y \leq \frac{3}{2}+1 \Rightarrow -\frac{1}{2} \leq y \leq \frac{5}{2}

que configura, para y \in\mathbb{Z}, y=0, y=1 ou y=2.

Para x=\pm 1 calculamos

(\pm 1)^2+(y-1)^2 \leq \frac{9}{4} \Rightarrow (y-1)^2 \leq \frac{5}{4} \Rightarrow \left | y-1 \right | \leq \frac{\sqrt{5}}{2} \Rightarrow - \frac{\sqrt{5}}{2} \leq  y-1 \leq \frac{\sqrt{5}}{2} \Rightarrow 1- \frac{\sqrt{5}}{2} \leq  y \leq \frac{\sqrt{5}}{2}+1

que configura, para y \in\mathbb{Z}, y=0, y=1 ou y=2.

Assim, temos no total 9 pontos no interior do círculo com coordenadas inteiras.
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Re: [módulo número complexo] Ajuda questao

Mensagempor Russman » Qui Jan 08, 2015 00:08

filipetrr escreveu:No plano complexo, o subconjunto dos números definido por M = {z?C: |z +1| + |z ?1| = 4} representa
a) um segmento de reta.
b) uma hipérbole.
c) uma parábola.
d) uma elipse.





É uma elipse.

Basta desenvolver os módulos e manipular os termos.
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Re: [módulo número complexo] Ajuda questao

Mensagempor adauto martins » Qui Jan 08, 2015 11:00

ah havia me esquecido da condiçao de ...sem=n=0tbem satisfaz a condiçao,entao as soluçoes sao...
(0,0),(0,1),(-1,0),(1,1)...logo letra a)
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Re: [módulo número complexo] Ajuda questao

Mensagempor adauto martins » Qui Jan 08, 2015 11:28

revendo aqui a soluçao dada pelo colega rusmann e a correta...
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?