por sergiomorales » Qui Jun 02, 2011 12:28
errado !
Calcule o termo

no desenvolvimento de
![\left{\left(\frac{a}{x}+\sqrt[2]{x} \right)}^{12} \left{\left(\frac{a}{x}+\sqrt[2]{x} \right)}^{12}](/latexrender/pictures/1ebc74d7c40a039dd815f7812d01daae.png)
, muito obrigado !
Eu aprendi assim:
Numero de termos : 12 - p = 5 (cinco do potencia do x)
7 = p
Então seria :

x

Sergio
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sergiomorales
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por carlosalesouza » Sáb Jun 04, 2011 02:34
Os mestres me amparem se eu estiver falando uma atrocidade... mas, vamos por parte...
Vamos analisar bem a situação...
Cada termo será definido pelo produto de um coeficiente por uma potência de cada termo, correto...
Note que o primeiro termo é a/x...
e o segundo raíz de x
Vejamos uma coisa... em cada termo, a raíz dividirá pela metade o expoente do segundo termo... e, como resultado do produto, o expoente do x do denominador do primeiro termo será subtraído do expoente segundo termo, que estará no numerador... correto?
Sabemos que um binomio elevado a n terá n+1 termos, correto? Este, então, terá 13 termos... sendo t a posição de cada termo no resultado, o expoente do primeiro termo do binômio é (n+1)-t e do segundo termo é t-1... tudo certo até agora?
Então, chamando o coeficiente do termo t de

teremos:

Esse termo resultará em:
![C_t \cdot a \cdot x^{\frac{t-1}{2}-[(n+1)-t]} C_t \cdot a \cdot x^{\frac{t-1}{2}-[(n+1)-t]}](/latexrender/pictures/5d3f89a177ace73b162b7378924d2a09.png)
Como o que nos importa, no primeiro momento, é o expoente de x, que é 5:
![\\
\frac{t-1}{2}-[(n+1)-t] = 5\\
\frac{t-1}{2}-[(12+1)-t] = 5\\
\frac{t-1}{2}-[13-t]=5\\
\frac{t-1}{2}-13+t=5\\
\frac{t}{2}+t-13-\frac{1}{2}=5\\
\frac{t+2t}{2}=5+13+\frac{1}{2}\\
\frac{3t}{2}=\frac{10+26+1}{2}\\
3t = 37\\
t = 37/3 \\
\frac{t-1}{2}-[(n+1)-t] = 5\\
\frac{t-1}{2}-[(12+1)-t] = 5\\
\frac{t-1}{2}-[13-t]=5\\
\frac{t-1}{2}-13+t=5\\
\frac{t}{2}+t-13-\frac{1}{2}=5\\
\frac{t+2t}{2}=5+13+\frac{1}{2}\\
\frac{3t}{2}=\frac{10+26+1}{2}\\
3t = 37\\
t = 37/3](/latexrender/pictures/b73f0b25e91a429209e0318fb4b950be.png)
Como não existe tal termo, logo, não haverá, a rigor, um termo com x elevado a 5...
Para concluir o raciocínio... podemos desenvolver o binomio e veremos que os coeficientes serão:
1;12;66;220;495;792;792;792;495;220;66;12;1
cada um multiplicando

Então teremos
![\\
1\left[ \left (\frac{a}{x}\right )^{12}(\sqrt x)^0\right ] +
12\left[\left(\frac{a}{x} \right )^{11} (\sqrt x)^1 \right ] +
66 \left[\left(\frac{a}{x} \right )^{10} (\sqrt x)^2 \right ] +
220 \left[\left(\frac{a}{x} \right )^{9} (\sqrt x)^3 \right ] +
495 \left[\left(\frac{a}{x} \right )^{8} (\sqrt x)^4 \right ] +
792 \left[\left(\frac{a}{x} \right )^{7} (\sqrt x)^5 \right ] +
792 \left[\left(\frac{a}{x} \right )^{6} (\sqrt x)^6 \right ] +
792 \left[\left(\frac{a}{x} \right )^{5} (\sqrt x)^7 \right ] +
495 \left[\left(\frac{a}{x} \right )^{4} (\sqrt x)^8 \right ] +
220 \left[\left(\frac{a}{x} \right )^{3} (\sqrt x)^9 \right ] +
66 \left[\left(\frac{a}{x} \right )^{2} (\sqrt x)^{10} \right ] +
12 \left[\left(\frac{a}{x} \right )^{1} (\sqrt x)^{11} \right ] +
1 \left[\left(\frac{a}{x} \right )^{0} (\sqrt x)^{12} \right ] \\
1\left[ \left (\frac{a}{x}\right )^{12}(\sqrt x)^0\right ] +
12\left[\left(\frac{a}{x} \right )^{11} (\sqrt x)^1 \right ] +
66 \left[\left(\frac{a}{x} \right )^{10} (\sqrt x)^2 \right ] +
220 \left[\left(\frac{a}{x} \right )^{9} (\sqrt x)^3 \right ] +
495 \left[\left(\frac{a}{x} \right )^{8} (\sqrt x)^4 \right ] +
792 \left[\left(\frac{a}{x} \right )^{7} (\sqrt x)^5 \right ] +
792 \left[\left(\frac{a}{x} \right )^{6} (\sqrt x)^6 \right ] +
792 \left[\left(\frac{a}{x} \right )^{5} (\sqrt x)^7 \right ] +
495 \left[\left(\frac{a}{x} \right )^{4} (\sqrt x)^8 \right ] +
220 \left[\left(\frac{a}{x} \right )^{3} (\sqrt x)^9 \right ] +
66 \left[\left(\frac{a}{x} \right )^{2} (\sqrt x)^{10} \right ] +
12 \left[\left(\frac{a}{x} \right )^{1} (\sqrt x)^{11} \right ] +
1 \left[\left(\frac{a}{x} \right )^{0} (\sqrt x)^{12} \right ]](/latexrender/pictures/6869473ae78dd41f40f3582da1a09e88.png)
Que resultará, ainda, em:
![\\
1\left[\frac{a^{12}\sqrt x ^{0}}{x^{12}} \right ] +
12\left[\frac{a^{11}\sqrt x ^{1}}{x^{11}} \right ] +
66\left[\frac{a^{10}\sqrt x ^{2}}{x^{10}} \right ] +
220\left[\frac{a^{9}\sqrt x ^{3}}{x^{9}} \right ] +
495\left[\frac{a^{8}\sqrt x ^{4}}{x^{8}} \right ] +
792\left[\frac{a^{7}\sqrt x ^{5}}{x^{7}} \right ] +
792\left[\frac{a^{6}\sqrt x ^{6}}{x^{6}} \right ] +
792\left[\frac{a^{5}\sqrt x ^{7}}{x^{5}} \right ] +
495\left[\frac{a^{4}\sqrt x ^{8}}{x^{4}} \right ] +
220\left[\frac{a^{3}\sqrt x ^{9}}{x^{3}} \right ] +
66\left[\frac{a^{2}\sqrt x ^{10}}{x^{2}} \right ] +
12\left[\frac{a^{1}\sqrt x ^{11}}{x^{1}} \right ] +
1\left[\frac{a^{0}\sqrt x ^{12}}{x^{0}} \right ] \\
1\left[\frac{a^{12}\sqrt x ^{0}}{x^{12}} \right ] +
12\left[\frac{a^{11}\sqrt x ^{1}}{x^{11}} \right ] +
66\left[\frac{a^{10}\sqrt x ^{2}}{x^{10}} \right ] +
220\left[\frac{a^{9}\sqrt x ^{3}}{x^{9}} \right ] +
495\left[\frac{a^{8}\sqrt x ^{4}}{x^{8}} \right ] +
792\left[\frac{a^{7}\sqrt x ^{5}}{x^{7}} \right ] +
792\left[\frac{a^{6}\sqrt x ^{6}}{x^{6}} \right ] +
792\left[\frac{a^{5}\sqrt x ^{7}}{x^{5}} \right ] +
495\left[\frac{a^{4}\sqrt x ^{8}}{x^{4}} \right ] +
220\left[\frac{a^{3}\sqrt x ^{9}}{x^{3}} \right ] +
66\left[\frac{a^{2}\sqrt x ^{10}}{x^{2}} \right ] +
12\left[\frac{a^{1}\sqrt x ^{11}}{x^{1}} \right ] +
1\left[\frac{a^{0}\sqrt x ^{12}}{x^{0}} \right ]](/latexrender/pictures/510bba62d9ecff8acca314885a6762dd.png)
Vamos simplificar as raízes:
![\\
1\left[\frac{a^{12}}{x^{12}} \right ] +
12\left[\frac{a^{11}\sqrt x }{x^{11}} \right ] +
66\left[\frac{a^{10}x}{x^{10}} \right ] +
220\left[\frac{a^{9}x\sqrt x}{x^{9}} \right ] +
495\left[\frac{a^{8}x ^{2}}{x^{8}} \right ] +
792\left[\frac{a^{7}x^2\sqrt x}{x^{7}} \right ] +
792\left[\frac{a^{6}x ^{3}}{x^{6}} \right ] +
792\left[\frac{a^{5}x ^{3}\sqrt x}{x^{5}} \right ] +
495\left[\frac{a^{4}x ^{4}}{x^{4}} \right ] +
220\left[\frac{a^{3}x ^{4}\sqrt x}{x^{3}} \right ] +
66\left[\frac{a^{2}x ^{5}}{x^{2}} \right ] +
12\left[\frac{ax ^{5}\sqrt x}{x^{1}} \right ] +
1\left[x ^{6}] \\
1\left[\frac{a^{12}}{x^{12}} \right ] +
12\left[\frac{a^{11}\sqrt x }{x^{11}} \right ] +
66\left[\frac{a^{10}x}{x^{10}} \right ] +
220\left[\frac{a^{9}x\sqrt x}{x^{9}} \right ] +
495\left[\frac{a^{8}x ^{2}}{x^{8}} \right ] +
792\left[\frac{a^{7}x^2\sqrt x}{x^{7}} \right ] +
792\left[\frac{a^{6}x ^{3}}{x^{6}} \right ] +
792\left[\frac{a^{5}x ^{3}\sqrt x}{x^{5}} \right ] +
495\left[\frac{a^{4}x ^{4}}{x^{4}} \right ] +
220\left[\frac{a^{3}x ^{4}\sqrt x}{x^{3}} \right ] +
66\left[\frac{a^{2}x ^{5}}{x^{2}} \right ] +
12\left[\frac{ax ^{5}\sqrt x}{x^{1}} \right ] +
1\left[x ^{6}]](/latexrender/pictures/00481cca490c4695528e654e7a4c34dd.png)
E, agora, operar a divisão de x por x:
![\\
1\left[\frac{a^{12}}{x^{12}} \right ] +
12\left[\frac{a^{11}\sqrt x }{x^{11}} \right ] +
66\left[\frac{a^{10}}{x^{9}} \right ] +
220\left[\frac{a^{9}\sqrt x}{x^{8}} \right ] +
495\left[\frac{a^{8}}{x^{6}} \right ] +
792\left[\frac{a^{7}\sqrt x}{x^{5}} \right ] +
792\left[\frac{a^{6}}{x^{3}} \right ] +
792\left[\frac{a^{5}\sqrt x}{x^{2}} \right ] +
495\left[a^{4}\right ] +
220\left[a^{3}x\right ] +
66\left[a^{2}x ^{3}\right ] +
12\left[ax ^{4}\sqrt x \right ] +
1\left[x ^{6}] \\
1\left[\frac{a^{12}}{x^{12}} \right ] +
12\left[\frac{a^{11}\sqrt x }{x^{11}} \right ] +
66\left[\frac{a^{10}}{x^{9}} \right ] +
220\left[\frac{a^{9}\sqrt x}{x^{8}} \right ] +
495\left[\frac{a^{8}}{x^{6}} \right ] +
792\left[\frac{a^{7}\sqrt x}{x^{5}} \right ] +
792\left[\frac{a^{6}}{x^{3}} \right ] +
792\left[\frac{a^{5}\sqrt x}{x^{2}} \right ] +
495\left[a^{4}\right ] +
220\left[a^{3}x\right ] +
66\left[a^{2}x ^{3}\right ] +
12\left[ax ^{4}\sqrt x \right ] +
1\left[x ^{6}]](/latexrender/pictures/822589d1bc387024c0d2716308a04aef.png)
E esta seria nossa criança...
Note que existe um termo com x elevado à quinta no denominador...
Não sei se este seria uma resposta aceitavel...
Como disse, rogo amparo aos mestres...
Um abraço
Carlos Alexandre
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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