• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

(ESTATÍSTICA ) Teoria

(ESTATÍSTICA ) Teoria

Mensagempor Roberta » Ter Ago 11, 2009 23:18

OI Pessoal, Preciso da ajuda de vcx. Fiz um concurso FINEP e havia uma questão de estatistica que me deixou em dúvida. Gostaria de entender o conceito de *variável discreta* e *variável contínua*.
A definição que tenho é a seguinte: Variáveis contínuas e discretas.

Grandezas como comprimento, área, volume, peso, tempo, proporções, porcentagens, ângulos, valores das funções trigonométricas, temperatura, etc., que num determinado intervalo podem tomar quaisquer valores, sejam estes inteiros ou fracionários, são chamadas variáveis contínuas.
Mas grandezas outras, tais como a contagem de pessoas, a soma do número de pontos no lançamento simultâneo de três dados, o número de culturas bacterianas positivas, o número de respostas sim, ou de respostas não, o número de gols por rodada de um campeonato de futebol, e assim por diante, não admitem valores fracionários, e por isso são denominadas variáveis discretas, ou seja, variáveis que só podem variar por unidades inteiras.
Todavia, no mesmo exemplo dos gols em partidas de futebol (por exemplo), a média de gols por partida de cada equipe é uma variável contínua, porque a média pode tomar valores intermediários, fracionários, ao passo que o número de gols, pura e simplesmente não admite fragmentos de gols, que devem ser contados por unidades inteiras, sendo pois, neste caso, uma variável discreta.
Esses tipos de variáveis podem ambos ser utilizados em Estatística, mas o simples fato de a variável de um experimento pertencer a um ou outro tipo já constitui um fator de seleção para a indicação de um ou de outro grupo de testes. É preciso pois definir também em qual desses grupos a variável de um experimento se encaixa.
(http://www.forp.usp.br/restauradora/gmc ... cap02.html)
Pois é... o gabarito da questão é letra B, mas acho que a letra C pode estar incorreta tb.
Alguém poderia tirar esta dúvida?
Agradeço se a bibliografica puder ser citada. Desta forma posso arriscar um recurso.
(continua)
questao_31.jpg
questão 31 - gabarito letra B
Editado pela última vez por Roberta em Ter Ago 11, 2009 23:44, em um total de 1 vez.
Roberta.gmail :-)
Roberta
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 56
Registrado em: Qui Jun 19, 2008 17:55
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: estudante de direito
Andamento: cursando

Re: (ESTATÍSTICA ) Teoria

Mensagempor Roberta » Ter Ago 11, 2009 23:41

Desculpe viu, pessoal, sei que nas regras : A condição é que o forum não vire uma simples lista de resolver exercícios e que quem peça auxílio explique como fez e tal.
Bom, seguem minhas justificativas e dúvidas:
1. Mediana = é 18, realmente está errada!. Mediana deve ser calculada como \frac{(n+1)}{2}.
2.Ocorreu-me que, embora *idade* possa ser fracionário (16 anos, 2 meses e 3 dias) será que a variável só é considerada fracionária se ela se apresentar desta forma (fracionária) na distribuição em questão, exposta na tabela, ou independe desta apresentação?

Agradeço a ajuda :-)

abs.. Roberta :-)
Roberta.gmail :-)
Roberta
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 56
Registrado em: Qui Jun 19, 2008 17:55
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: estudante de direito
Andamento: cursando

Re: (ESTATÍSTICA ) Teoria

Mensagempor seugama » Qua Ago 12, 2009 16:29

Olá Roberta,

Este é meu primerio post, e espero que seja o primeiro de muitos. Gostei muito do fórum.

Quanto a sua dúvida, eu diria o seguinte: Quando se interroga uma pessoa e pergunta-se quanto anos você tem... a resposta sempre é um valor inteiro, ou seja, 16, 17, 18 ou 19 anos completos.
Naquela situação, assim como diversas outras, não se considera a idade fragmentada e sim os anos completos. Por isso ela deve ser considerada uma variável discreta.

Em uma "outra" situação ela quem sabe poderia assumir outro significado, mas nesse da pesquisa em questão ela é discreta sim.

Espero ter contribuido,

Rodrigo
Espaço Matemática> http://rgama.110mb.com
Rodrigo Gama
Licenciado em Matemática
Avatar do usuário
seugama
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Ago 12, 2009 15:08
Localização: Cruz Alta - RS
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática
Andamento: formado

Re: (ESTATÍSTICA ) Teoria

Mensagempor Molina » Qua Ago 12, 2009 19:40

seugama escreveu:Olá Roberta,

Este é meu primerio post, e espero que seja o primeiro de muitos. Gostei muito do fórum.

Quanto a sua dúvida, eu diria o seguinte: Quando se interroga uma pessoa e pergunta-se quanto anos você tem... a resposta sempre é um valor inteiro, ou seja, 16, 17, 18 ou 19 anos completos.
Naquela situação, assim como diversas outras, não se considera a idade fragmentada e sim os anos completos. Por isso ela deve ser considerada uma variável discreta.

Em uma "outra" situação ela quem sabe poderia assumir outro significado, mas nesse da pesquisa em questão ela é discreta sim.

Espero ter contribuido,

Rodrigo


Seja bem-vindo, Rodrigo.
Parabéns pelo seu site pessoal.
Aguardamos suas contribuições pro fórum.

:y:
Diego Molina | CV | FB | .COM
Equipe AjudaMatemática.com


"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
Avatar do usuário
Molina
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 1551
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
Andamento: formado

Re: (ESTATÍSTICA ) Teoria

Mensagempor Roberta » Qui Ago 13, 2009 15:40

Ola Rodrigo!

Antes de mais nada *Seja BEM-VINDO!* :-)

:y: Obrigada pela resposta!
Vc tirou duas dúvidas minhas:
1) sobre o conceito de variável discreta;
2) sobre se valeria a pena elaborar um recurso a respeito.

:-) abs....... Roberta :-)
Roberta.gmail :-)
Roberta
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 56
Registrado em: Qui Jun 19, 2008 17:55
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: estudante de direito
Andamento: cursando


Voltar para Estatística

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes

 



Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.