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por Roberta » Ter Ago 11, 2009 23:18
OI Pessoal, Preciso da ajuda de vcx. Fiz um concurso FINEP e havia uma questão de estatistica que me deixou em dúvida. Gostaria de entender o conceito de *variável discreta* e *variável contínua*.
A definição que tenho é a seguinte: Variáveis contínuas e discretas.
Grandezas como comprimento, área, volume, peso, tempo, proporções, porcentagens, ângulos, valores das funções trigonométricas, temperatura, etc., que num determinado intervalo podem tomar quaisquer valores, sejam estes
inteiros ou fracionários, são chamadas variáveis contínuas. Mas grandezas outras, tais como a contagem de pessoas, a soma do número de pontos no lançamento simultâneo de três dados, o número de culturas bacterianas positivas, o número de respostas sim, ou de respostas não, o número de gols por rodada de um campeonato de futebol, e assim por diante,
não admitem valores fracionários, e por isso são denominadas variáveis discretas, ou seja, variáveis que só podem variar por unidades inteiras. Todavia, no mesmo exemplo dos gols em partidas de futebol (por exemplo), a média de gols por partida de cada equipe é uma variável contínua, porque a média pode tomar valores intermediários, fracionários, ao passo que o número de gols, pura e simplesmente não admite fragmentos de gols, que devem ser contados por unidades inteiras, sendo pois, neste caso, uma variável discreta. Esses tipos de variáveis podem ambos ser utilizados em Estatística, mas o simples fato de a variável de um experimento pertencer a um ou outro tipo já constitui um fator de seleção para a indicação de um ou de outro grupo de testes. É preciso pois definir também em qual desses grupos a variável de um experimento se encaixa.
(
http://www.forp.usp.br/restauradora/gmc ... cap02.html)
Pois é... o gabarito da questão é letra B, mas acho que a letra C pode estar incorreta tb.
Alguém poderia tirar esta dúvida?
Agradeço se a bibliografica puder ser citada. Desta forma posso arriscar um recurso.
(continua)
- questão 31 - gabarito letra B
Editado pela última vez por
Roberta em Ter Ago 11, 2009 23:44, em um total de 1 vez.
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por Roberta » Ter Ago 11, 2009 23:41
Desculpe viu, pessoal, sei que nas regras : A condição é que o forum não vire uma simples lista de resolver exercícios e que quem peça auxílio explique como fez e tal.
Bom, seguem minhas justificativas e dúvidas:
1. Mediana = é 18, realmente está errada!. Mediana deve ser calculada como
.
2.Ocorreu-me que, embora *idade* possa ser fracionário (16 anos, 2 meses e 3 dias) será que a variável só é considerada fracionária se ela se apresentar desta forma (fracionária) na distribuição em questão, exposta na tabela, ou independe desta apresentação?
Agradeço a ajuda
abs.. Roberta
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por seugama » Qua Ago 12, 2009 16:29
Olá Roberta,
Este é meu primerio post, e espero que seja o primeiro de muitos. Gostei muito do fórum.
Quanto a sua dúvida, eu diria o seguinte: Quando se interroga uma pessoa e pergunta-se quanto anos você tem... a resposta sempre é um valor inteiro, ou seja, 16, 17, 18 ou 19 anos completos.
Naquela situação, assim como diversas outras, não se considera a idade fragmentada e sim os anos completos. Por isso ela deve ser considerada uma variável discreta.
Em uma "outra" situação ela quem sabe poderia assumir outro significado, mas nesse da pesquisa em questão ela é discreta sim.
Espero ter contribuido,
Rodrigo
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seugama
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por Molina » Qua Ago 12, 2009 19:40
seugama escreveu:Olá Roberta,
Este é meu primerio post, e espero que seja o primeiro de muitos. Gostei muito do fórum.
Quanto a sua dúvida, eu diria o seguinte: Quando se interroga uma pessoa e pergunta-se quanto anos você tem... a resposta sempre é um valor inteiro, ou seja, 16, 17, 18 ou 19 anos completos.
Naquela situação, assim como diversas outras, não se considera a idade fragmentada e sim os anos completos. Por isso ela deve ser considerada uma variável discreta.
Em uma "outra" situação ela quem sabe poderia assumir outro significado, mas nesse da pesquisa em questão ela é discreta sim.
Espero ter contribuido,
Rodrigo
Seja bem-vindo, Rodrigo.
Parabéns pelo seu site pessoal.
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por Roberta » Qui Ago 13, 2009 15:40
Ola Rodrigo!
Antes de mais nada *Seja BEM-VINDO!*
Obrigada pela resposta!
Vc tirou duas dúvidas minhas:
1) sobre o conceito de variável discreta;
2) sobre se valeria a pena elaborar um recurso a respeito.
abs....... Roberta
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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