• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Combinações vs Arranjos

Combinações vs Arranjos

Mensagempor joaofonseca » Qua Jan 18, 2012 20:58

Tenho tinho alguma dificuldade em escolher entre combinações ou arranjos, em determinadas situações.

Lí algures que o que distingue um arranjo/permutação de uma combinação, não é a ordem, mas sim o facto de num arranjo, cada elemento escolhido ter um destino diferente.

Exemplo#1:
Uma turma tem 30 alunos, é necessário formar um grupo de 5 alunos para fazerem um trabalho sobre a cidade.De quantas formas se podem formar o grupo?
Neste sei que se aplica uma combinação.

Exemplo#2
Na mesma turma é necessário eleger uma comissão, formada por um presidente, um vice-presidente e um secretário.De quantas formas se pode formar a comissão?
Como cada elemento escolhido, terá um destino diferente, então aplica-se um arranjo.Não significa que exista uma ordem, mas sim uma diferenciação.

Exemplo#3
Quantos codigos de 4 algarismos é possível formar?
Neste exemplo, sei que se aplica um arranjo com repetição.Primeiro porque a ordem pela qual os algarismos são colocados é relevante, segundo porque para cada posição existe o mesmos número de possibilidades.

Exemplo#4
Numa caixa existem 3 bolas azuis, 4 bolas verdes e 3 bolas amarelas. Retiram-se 3 bolas, uma de cada vez.Quantas sequências se podem formar?
Aqui surge a minha dúvida.As bolas são distinguíveis,existem 3 cores diferentes.Contudo existe a possibilidade de as 3 bolas retiradas serem da mesma cor, e neste caso serão indistinguíveis (iguais).Posso considerar a ordem pela qual são retiradas um fator de diferenciação.Ou seja 1ª bola, 2ªbola e 3ª bola?!?! Contudo no exemplo #1 os 5 alunos que formaram o grupo de trabalho apesar de poderem ser chamados um a um, não significa que a ordem pela qual são chamados seja um factor de diferenciação.

Obrigado pela ajuda
joaofonseca
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 196
Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 12:25
Localização: Lisboa
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Voltar para Estatística

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.