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[ANALISE COMBINATORIA]duvida

[ANALISE COMBINATORIA]duvida

Mensagempor Fabricio dalla » Seg Set 19, 2011 15:24

Salve salve grandes amadores e admiradores da Matematica,Venho encomodar vcs com uma das materias que acho mais dificil na Matematica a nivel de ensino medio,tenho dificuldade em entender as partes que abrangem á analise combinatoria,arranjo e probabilidade. Espero que vcs voluntarios e colaboradores tenham paciencia em me ajudar prq não são poucas as duvidas :(.aqui vai um exercicio

Uma familia formada por 3 adultos e 2 crianças vai viajar num automovel de 5 lugares,sendo 2 na frente e 3 atras.Sabendo-se que só 2 pessoas podem dirigir e que as crianças devem ir atras e na janela,o numero total de maneiras diferentes atraves das quais estas 5 pessoas podem ser posicionadas,não permitindo crianças irem no colo de niguem é igual a :

R:8

meu professor fez 2.2 que seria o numero de possibilidades diferentes que as crianças podem ocúpar a janela(ate ai eu entendi)

mas eu n entendi quando ele faz para os adultos:2.1.1
pra mim teria que ser 2.2.1 onde o primeiro 2 é o numero de possibilidades de motoristas que podem dirigirir,o outro 2 seria as pessoas que podem ocupar o lugar do carona(no caso o motorista não escolhido e o outro sem carteira),e 1 é o resultado de quem ocupar o carona,pois um dos adultos escolhidos a ocupar o carona obrigatoriamente o outro adulto vai ocupar a poltrona do meio
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Re: [ANALISE COMBINATORIA]duvida

Mensagempor Neperiano » Seg Set 19, 2011 18:04

Ola

Você pode montar todo o problema, com variaves x,y,z,w,v

Tipo

Na frente só pode x, y, então

x y z w v

ou

y x z w v

Ou pode fazer do jeito mais simples

Se só 2 pessoas podem dirigir, automaticamente o lugar da direção só pode ser ocupado por 2 pessoas, então

2 no primeiro lugar

Se as crianças só podem ocupar o banco de trás, restam mais 2 para sentar no outro banco da frente, porque o primeiro ja está ocupado por outro, então

2 no primeiro lugar x 2 no segundo lugar

No 3 lugar que é a janela pode ir duas crianças

2x2x2

No 4 lugar que é o meio só sobra o adulto

2x2x2x1

No 5 lugar a outra janela só pode ir a outra criança

2x2x2x1x1

Totalizando 8

Espero ter ajudado

Atenciosamente
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?