-
-
Novo APOIA.se AjudaMatemática
por admin em Sáb Abr 25, 2020 19:01
- 0 Tópicos
- 476473 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Sáb Abr 25, 2020 19:01
-
-
Agradecimento aos Colaboradores
por admin em Qui Nov 15, 2018 00:25
- 0 Tópicos
- 527356 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qui Nov 15, 2018 00:25
-
-
Ativação de Novos Registros
por admin em Qua Nov 14, 2018 11:58
- 0 Tópicos
- 490890 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qua Nov 14, 2018 11:58
-
-
Regras do Fórum - Leia antes de postar!
por admin em Ter Mar 20, 2012 21:51
- 0 Tópicos
- 693496 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Ter Mar 20, 2012 21:51
-
-
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
- 41 Tópicos
- 2099054 Mensagens
-
Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por fernandocez » Ter Mar 01, 2011 12:35
Caros amigos tô com uma questão de análise combinatória, eu tive essa matéria na faculdade mas não lembro mais como faz. Vamos a questão.
65. Cinco pessoas, com idades diferentes, devem formar uma fila, de forma que a mais velha não pode ser a primeira, e a mais jovem não pode ser a última. O número de filas diferentes que podem ser formadas é:
resposta: 78
Eu pensei assim a mais velha pode ocupar as quatro casas, mas não pode ocupar a primeira. A mais nova pode ocupar as quatro casas mas não pode ocupar a última. Eu acho que tenho que usar fatorial. Mas já fiz fatorial de 4 que dá 24 pro primeiro e o último e passa da resposta. Fiz o 1º ocupando 4 casas, 2º,3º,4º ocupando 5 casas e o 5º ocupando 4 casas e multipliquei tudo deu muito maior que a resposta. Aguardo.
-
fernandocez
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 131
- Registrado em: Seg Fev 14, 2011 15:01
- Localização: São João de Meriti - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: licenciatura em matemática
- Andamento: formado
por Elcioschin » Ter Mar 01, 2011 13:26
Sejam 1, 2, 3, 4, 5
1) Começando com 1 na frente, sobram quatro possibildades para a última: 2, 3, 4, 5
Neste caso as três posições do meio ----> 3! = 6
Total = 4*6 = 24
2) Começando com 2 na frente, sobram 3 possibildades para a última: 3, 4, 5
Idem para o o meio ---> 3! = 6
Total = 3*6 = 18
3) Começando com 3 na frente, sobram 3 possibildades para a última: 2, 4, 5
Idem para o o meio ---> 3! = 6
Total = 3*6 = 18
4) Começando com 4 na frente, sobram 3 possibildades para a última: 2, 3, 5
Idem para o o meio ---> 3! = 6
Total = 3*6 = 18
Total = 24 + 18 + 18 + 18 = 78
-
Elcioschin
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 624
- Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 10:49
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia
- Andamento: formado
por fernandocez » Qui Mar 03, 2011 22:47
Elcioschin escreveu:Sejam 1, 2, 3, 4, 5
Valeu Elcio, pela ajuda tô tentando entender mas já é um princípio. Vou estudar mais esse conteúdo.
-
fernandocez
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 131
- Registrado em: Seg Fev 14, 2011 15:01
- Localização: São João de Meriti - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: licenciatura em matemática
- Andamento: formado
Voltar para Estatística
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Questão prova concurso anal. combinatória
por fernandocez » Sáb Mar 05, 2011 00:01
- 7 Respostas
- 3803 Exibições
- Última mensagem por fernandocez
Sáb Mar 05, 2011 20:55
Estatística
-
- Questão prova concurso
por fernandocez » Sáb Fev 26, 2011 19:10
- 6 Respostas
- 2936 Exibições
- Última mensagem por fernandocez
Sáb Fev 26, 2011 22:29
Geometria Plana
-
- Questão prova concurso
por fernandocez » Sáb Fev 26, 2011 23:27
- 3 Respostas
- 2017 Exibições
- Última mensagem por fernandocez
Dom Fev 27, 2011 10:33
Funções
-
- Questão prova concurso (sen e cos)
por fernandocez » Qua Mar 02, 2011 11:26
- 13 Respostas
- 8278 Exibições
- Última mensagem por fernandocez
Dom Mar 13, 2011 12:18
Trigonometria
-
- Questão prova concurso com Latitude
por fernandocez » Sáb Fev 26, 2011 23:38
- 2 Respostas
- 1448 Exibições
- Última mensagem por fernandocez
Qua Mar 02, 2011 11:27
Geometria Plana
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.