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[Dúvida sobre resultados de pesquisa] Amostragem

MensagemEnviado: Qua Out 17, 2018 13:08
por gutsownz
Temos discutir conceitualmente, a credibilidade dos números de uma pesquisa feita. E gostaria de saber a opinião de alguém que conhece realmente de estatística.
A dúvida é, podemos definir se um produto é melhor ou não baseado no número de votantes?
O cenário é o seguinte:
Temos um público de 1 milhão de usuários, e 2 produtos sendo avaliados.
produto A: aproximadamente 700mil usuários votaram de 0 a 10, e a nota foi 8.26
produto B: aproximadamente 850mil usuários votaram de 0 a 10, e a nota foi 8.18

O que está sendo discutido:
Podemos afirmar que o produto A é melhor que o B?
A pesquisa respeita todas as regras de amostragem?(por exemplo: a de imparcialidade)
Se caso os 150mil que não votaram no produto A decidissem votar, o resultado poderia ser diferente?(por exemplo, se 150mil votassem com nota parecida(baseado nos próprios conceitos de amostragem, parece que o valor não mudaria muito), mas todos os 150mil votassem com nota parecida pra MENOR, tipo 8.00 ou todos votassem com nota parecida pra MAIOR, tipo 8.50, o resultado poderia variar a ponto de o produto A ficar com nota menor que o produto B?

Eu tentei usar a fórmula de amostragem para calcular cenários em que a diferença pudesse mudar, mas a fórmula é complexa, e nem sei se poderia usar como argumento.
Poderiam me ajudar?

Att,
Gutsownz