• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Balanceamento de produção por estatística

Balanceamento de produção por estatística

Mensagempor fabioalencar » Sáb Fev 25, 2017 12:14

Preciso da ajuda de vocês para um cálculo fácil pra vocês.

Tenho uma linha de produção e nessa linha de produção eu tenho uma meta mensal de fabricação para 03 produtos.

- 50 produtos X fabricados esse mês.
- 1215 produtos Y fabricados esse mês.
- 350 produtos Z fabricados esse mês.

Para a produção desses produtos são necessários 5 funcionários, porém, não é comprovado que essa quantidade é eficaz. Sendo 4 funcionários para a fabricação direta e 1 funcionário para validação dos produtos.

A pergunta é a seguinte:
Qual método estatístico tenho que utilizar para saber quantas amostras terei que retirar de cada produto X, Y e Z, com esse funcionário da validação, de modo que eu consiga entregar todas as amostras validadas representando a população total. E como fazer para incluir nesse calculo, caso a produção aumente, que seja solícito o aumento da quantidade de funcionários e, caso a produção diminua, seja solicito a remoção de funcionários, porém, entrengando na mesma qualidade de validação das amostras anteriores e a produção da quantidade atual. A validação é uma patrulha de qualidade nos produtos e é necessária para detecção prévia de defeitos críticos.

O que já tentei:

Tentei utilizar esta fórmula para o calculo das amostras, porém, não estou conseguindo incluir nela a varíavel funcionários para que eu possa mensurar a real necessidade para a produção dos produtos, ou seja, se vou colocar mais funcionários ou diminuí-los.

n=\frac{N*.Z^2.p.(1-p)}{(N-1).e^2+Z^2).p.(1-p)}

legenda:
n = O tamanho da amostra que queremos calcular
N = Tamanho do universo
Z = É o desvio do valor médio que aceitamos para alcançar o nível de confiança desejado. Em função do nível de confiança que buscamos, usaremos um valor determinado que é dado pela forma da distribuição de Gauss. Os valores mais frequentes são:

Nível de confiança 90% -> Z=1,645
Nível de confiança 95% -> Z=1,96
Nível de confiança 99% -> Z=2,575

e = É a margem de erro máximo que eu quero admitir (p.e. 5%)

p = É a proporção que esperamos encontrar. A exemplo temos os gêneros (homem e mulher) 50%.

Como podem notar na fórmua está faltando a varíavel quantidade de pessoas (funcionários) para a quantidade de amostras, ou seja, se a produção aumentar aumentamos as quantidades de patrulhas, logo, aumentamos também a quantidade de amostras e ainda necessitamos saber se será necessário aumentar a quantidade de funcionários. Lembrando que a produção é durante a semana, ou seja, 5 dias úteis de 08:00h às 18:00h.

Existe alguma maneira de realizar esse cálculo neste sentido, ou seja, verificando se a quantidade de pessoas na patrulha é suficiente, se as horas do dia e os dias da semana serão suficientes para contemplar os testes nas amostras representando toda a população da produção?

Não sei se isso é complexo demais ou eu que sou fraco demais em estatística mas espero que tenha alguém neste querido fórum que possa me ajudar.

Atenciosamente,
Fabio Alencar.
fabioalencar
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Fev 25, 2017 11:52
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Mecânica
Andamento: formado

Re: Balanceamento de produção por estatística

Mensagempor fabioalencar » Seg Fev 27, 2017 16:14

up
fabioalencar
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Fev 25, 2017 11:52
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Mecânica
Andamento: formado

Re: Balanceamento de produção por estatística

Mensagempor fabioalencar » Qua Mar 01, 2017 21:43

up
fabioalencar
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Fev 25, 2017 11:52
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Mecânica
Andamento: formado


Voltar para Estatística

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?