• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Problema de análise combinatória

Problema de análise combinatória

Mensagempor Fernanda Lauton » Seg Mar 29, 2010 17:41

As placas de automóveis são formadas por três letras:
a) quatro algarismos. Quantas placas podemos formar, utilizando apenas as vogais e os algarismos pares?
b) quantas placas seriam formadas se os algarismos não pudessem ser repetidos em uma mesma placa?


Em um campeonato de futebol com a participação de 12 clubes, de quantas maneiras diferentes poderemos ter um campeão e um vice campeão?
Fernanda lauton
Fernanda Lauton
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 58
Registrado em: Seg Mar 29, 2010 17:21
Localização: Minas Gerais
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Biologia
Andamento: formado

Re: Problema de análise combinatória

Mensagempor Elcioschin » Seg Mar 29, 2010 22:05

a) 3 vogais + 4 algarismos pares

___ ___ ___ | ___ ___ ___ ___
.5....5....5.....5....5....5....5 ------> N = 5^7 ----> N = 78 125

b) 26 letras + 10 algarismos

___ ___ ___ | ___ ___ ___ ___
.26..26..26....10...9....8...7 ----> N = 26³*10*9*87 ---> N = Faça as contas


c) 12 clubes

___ ___
12 ..11 ----> N = 12*11 ----> N = 132
Elcioschin
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 624
Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 10:49
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia
Andamento: formado

Re: Problema de análise combinatória

Mensagempor Fernanda Lauton » Seg Abr 05, 2010 17:40

Muito obrigada... parecia impossivel de resolver agora com a sua ajuda vejo que é mt simples.
mt obrigada mesmo bjs...
Fernanda lauton
Fernanda Lauton
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 58
Registrado em: Seg Mar 29, 2010 17:21
Localização: Minas Gerais
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Biologia
Andamento: formado

Re: Problema de análise combinatória

Mensagempor adriano_casp » Qui Abr 08, 2010 21:56

PRECISO DE AJUDA - JÁ QUEIMEI TUDO QUE ERA DE NEURONIO
47.Ao atribuir ordenadamente os pesos 2, 3, 2 e 3 às médias trimestrais, em Matemática, de um certo aluno, do primeiro ao
quarto trimestres, um professor encontra a média ponderada anual de 7,5. Atribuindo, todavia, pesos 3, 2, 3 e 2, do primeiro
ao quarto trimestre, nesta ordem, encontra, por sua vez, média ponderada anual igual a 5. Assinale a alternativa que
apresenta a média aritmética das quatro médias trimestrais deste aluno.
A) 3,125
B) 2,5
C) 6,25
D) 7,25
adriano_casp
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Abr 08, 2010 21:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: matemática
Andamento: cursando

Re: Problema de análise combinatória

Mensagempor adriano_casp » Qui Abr 08, 2010 22:42

por favor me ajudem, esse é dificil mesmo
52.Um professor de Matemática elabora uma lista de quatro atividades a serem executadas por quatro duplas, sendo uma única
atividade destinada para cada dupla. Estas duplas devem ser formadas agrupando-se oito de seus alunos. Quantas listas
deste tipo podem ser formadas?
A) 2.520
B) 24
C) 60.480
D) 40.320
adriano_casp
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Abr 08, 2010 21:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: matemática
Andamento: cursando

Re: Problema de análise combinatória

Mensagempor Elcioschin » Sex Abr 09, 2010 11:07

Adriano

Por favor não coloque dúvidas em tópicos existentes de outros usuários.
Abra um tópico novo e coloque apenas uma dúvida por tópico.
Elcioschin
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 624
Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 10:49
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia
Andamento: formado


Voltar para Estatística

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?