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Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por Vivi Delfino » Qui Mar 12, 2015 02:13
Olá estou precisando de ajuda nessa trabalho..
(Gráfico da questão 1 em anexo)
Questão 1. No Brasil, neste ano, aproximadamente 58 mil pessoas vão morrer em acidentes de trânsito. Segundo o Ministério da Saúde, com a “lei seca”, que impõe maior fiscalização e rigor aos motoristas que dirigem após ingerir bebidas alcoólicas, estima-se que esse número poderia passar de 70 mil mortes em acidentes de carros e motos. Os três gráficos abaixo representam o quadro da tragédia que ocorre em nossas rodovias federais, apresentando o número de mortes, acidentes e feridos ocorridos apenas no FERIADO DE CARNAVAL no período de 2003 a 2011.
a) Calcule e INTERPRETE a média e o desvio-padrão para o NÚMERO DE MORTOS em acidentes de trânsito no feriado de Carnaval nos anos de 2003 a 2011
b) Calcule e INTERPRETE a mediana para o NÚMERO DE ACIDENTES de trânsito no feriado de Carnaval nos anos 2003 a 2011.
c) Calcule e INTERPRETE a média e o desvio-padrão para o NÚMERO DE FERIDOS de trânsito no feriado de Carnaval nos anos 2003 a 2011.
Questão 2. Contratar serviço de TV a cabo pode garantir comodidade e momentos de prazer, mas também acarretar aborrecimentos e muita dor de cabeça. O índice de reclamações contra operadoras no Procon aumentou 12,34% de janeiro a setembro deste ano, em relação a igual período de 2013, a grande maioria por cobrança indevida, abusiva e dúvidas relacionadas aos contratos. A má prestação do serviço e a dificuldade de cancelamento também encabeçam o ranking de reclamações.
Os dados apresentados abaixo correspondem ao número de reclamações (EM MIL RECLAMAÇÕES) diárias recebidas pelo PROCON referentes às operadoras de TV a cabo no período de 60 dias:
7 8 6 9 8 7 8 7 6 7
5 8 7 9 7 7 5 7 5 5
7 5 6 5 8 7 8 7 6 7
8 10 7 7 6 6 10 9 5 9
8 9 5 10 5 6 7 5 8 9
10 8 9 7 10 9 7 7 9 8
a) Construa uma tabela de frequências para representar estes dados CONFORME AS NORMAS APRESENTADAS EM NOSSO LIVRO.
b) A partir da tabela construída calcule e INTERPRETE a média e o desvio-padrão para estes dados.
- Anexos
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- Trabalho Um
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Vivi Delfino
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Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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