• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Será que o meu raciocínio esta correto!?

Será que o meu raciocínio esta correto!?

Mensagempor Evaldo » Qua Dez 30, 2009 12:12

Evmartin
Em um tribunal, os códigos que identificam as varas podem ter 1 , 2 , ou 3 algarismos de 0 a 9. Nenhuma vara tem código 0 e nenhuma vara tem código que começa por 0. Nessa situação, a quantidade possível de códigos das varas é inferior a 1.100.

Solução:
Segundo o princípio fundamental da contagem: temos o princípio multiplicativo e o segundo o princípio aditivo.

O principio multiplicativo é o: e
O princípio aditio e o: ou
Eu trabalho com possibiliades, pois ela me da o raciocínio correto.

No problema acima eu utilizarei o pirncípio multiplicativo.

Eu tenho seis (6) Possibilidades para se utilizadas.

Primeira: 9 = 9 (Com um algarismo)
ou
Segundo: 9 x 10 = 90 (com dois algarismos) obs. 9 porque não começo por zero.

Terceiro: 9 x 10 x 10 = 900 (com três algarismos) obs. 9 porque não posso começar por zero.

Somando tudo: = 999 ( Então eu chego a resposta do problema.

Obs. A ordem importa então multiplicamos.

2) Os tribunais utilizam códigos em seus sistemas internos e usualmente os processos protocolados nesses órgãos seguem uma codificação única formada por 6 campos. O terceiro desses campos identificado com código da vara jurídica correspondente à região geográfica é constituído por 3 algarismos com valores, cada um, entre 0 a 9. Supondo-se que nesses códigos, os trës algarismos não sejam todos iguais, concluímos que podem ser criados, no máximo, 90 códigos distintos para identificar as varas jurídicas.

Soluçao:

Tenho três possibilidades, pois não são 3 algarismos?

Eu tenho ao todo então: 10 x 10 x 10 = 1.000 (todo mundo e depois retiro o que não serve para mim que é quando três forem iguais)

Não sejam todos iguai: 10 x 1 x 1 = 10 (obs.Eu posso ter dois iguais e um diferente. Para o primeiro número eu tenho dez possibilidades, na segunda eu terei apenas uma possibilidade porque já usei na anteriore na terceira apenas uma, pois já utilizei na anterior). :y:

Para enteder( 00, 11,,22, 33, 44, 55, 66, 77, 88, 99)= 10 possibilidades.

Resposta: 1.000 - 10 = 990

Obs. Estamos falando em código a ordem importa então multiplica-se

Esta questão foi de um concurso público ministrado pelo CESPEunb.
Ele considerou que entre 0 e 9
sem entrar o 0 e o 9 o gabarito oficil foi: 990 mesmo sem concordar com a questão e eles não aceitar meu recurso fica aí para meus amigos concurseiros, mais uma questão de absoluta falta de respeito para com os candidatos.
Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis
Bertold Brecht
Evaldo
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Out 14, 2009 13:08
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciências Contábeis
Andamento: formado

Re: Será que o meu raciocínio esta correto!?

Mensagempor Neperiano » Sex Set 23, 2011 19:33

Ola

Quanto a 1 primeiramente, só não entendi uma coisa, se nenhuma vara tem o código zero, não deveria ser 9x9x9?

Atenciosamente
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
Avatar do usuário
Neperiano
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 960
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 17:09
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia de Produção
Andamento: cursando


Voltar para Estatística

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?