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Métodos Estatístico para Tomada de Decisão

Métodos Estatístico para Tomada de Decisão

Mensagempor mirellasena » Seg Dez 16, 2013 19:54

Gostaria de esclarecer se os cálculos que fiz abaixo estão correto,
Gostaria que alguém pudesse me ajudar :(

- Um investidor tem 235.000,00 e deve decidir entre possibilidades de investimentos que lhe foram oferecidos. Os portfólios de investimento que constituem essas possibilidades são caracterizadas como de alto, médio e baixo risco e os retornos dependem da situação econômica. Assumindo que somente duas situações econômicas sejam consideradas ("crescimento" e "recessão") a probabilidade de recessão é de 10%. Dada a seguinte matriz de resultados (dada em milhares de reais), qual portfólio o investidor deveria escolher?
Portfólios
Estados da natureza Risco alto Risco Médio Risco Baixo
Crescimento 15 6 3
Recessão -10 -4 1

A resposta seria:
Possíveis ações: A1 = risco alto , A2 = risco médio e A3 = Risco baixo
Se o investidor escolher A1, a natureza provocará a ocorrência de O2 (recessão) e o resultado será um prejuízo de R$ 10.000,00. Para ações A2 o resultado será um prejuízo de 4.000,00 e para A3 o resultado será o lucro de 1.000,00.
O investidor deve escolher o portfólio de risco baixo.

- Uma companhia de cigarros anuncia que o índice médio de nicotina dos cigarros que fabrica apresenta no máximo 25mg por cigarro. Um laboratório realiza 6 análise, obtendo-se as seguintes quantidades de nicotina: 29, 24, 21, 25, 26 E 22. Sabe-se que o índice de nicotina se distribui normalmente e o desvio-padrão é 1mg. Pode-se aceitar ao nível de 10% de significância, a afirmação do fabricante? Justifique. Dados: se z_critico = 1,644, então P(-1,644 <z<1,644) = 90% e P(z<-1,644) = P(z>1,644) = 5%; se z_critico = 1,96, então P(-1,96 <z<1,96) = 95% e P(z<-1,96) = P(z < 1,96) = 2,5%.

A resposta seria:
29 + 24+ 21 + 25 + 26 + 22 / 6 = 147/6 = 24,5
10%; como n < 30 e o é desconhecido então utilizaremos a estatística t de student com 5 graus de liberdade e 90% de confiança para um teste unilateral. Como o valor de t calculado é inferior ao valor de t crítio a afirmação do fabricante de cigarros procede ao nível 10% de significância.


- Uma empresa estuda como varia a demanda de certo produto y (em unidades) em função do preço de vendas x (em R$). Obteve o seguinte resultado: y = 1028,07 - 2,9x. Considerando essas informações responda. a) Qual a influência do preço sobre a demanda, ou seja, o que ocorreu com a demanda a cada real de aumento do preço? b) Ao preço atual de venda,, a quantidade mensal absorvida pelo mercado é de 80 unidades menos que a capacidade atual da produção da empresa. Estime quanto deve ser reduzido o preço de venda para que a empresa possa utilizar toda a capacidade. Justifique sua resposta.

A resposta seria:
a) a cada real de aumento a demanda descreve em 2,90 unidades (valor de b)
b) Se com o preço atual a empresa coloca 80 unidades menos no mercado se somente se a cada real de redução no preço a demanda aumenta em 2,9 unidades, logo, o valor de redução será a razão entre 80 dividio por 2,90 = 27,59

Me ajudem por favor :(
mirellasena
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?