• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Números em sequencia na Mega Sena

Números em sequencia na Mega Sena

Mensagempor fduarte » Qua Set 02, 2009 01:48

Olá a todos,

entrei em uma discussão acirrada com um colega sobre a clássica questão de que na Mega Sena não se deve apostar em números em seqüencia, ou mesmo em números onde a dezena seja a mesma (ex: 11, 13, 15, 17, 18, 19), sendo que é preferível variar as dezenas dos números (ex: 01, 15, 23, 35, 46, 55).

Este meu colega acredita que não se deve fazer isto, apostar em números em seqüencia ou mesmo com a mesma dezena, e me mostrou um argumento forte que ainda não consegui derrubar: as estatísticas dos últimos 1000 sorteios. Nestes sorteios, até agora, nunca ocorreu um caso onde todos os 6 números sorteados tivessem o primeiro algarismo igual (a mesma dezena). No entanto, em 20 sorteios, aconteceu de a dezena de cada número sorteado ser única (ex: 01, 15, 23, 35, 46, 55).

Para tentar a fundamentação matemática, fiz o seguinte raciocínio: ao fixar as dezenas dos 6 números sorteados em 1, por exemplo, e variando apenas as unidades (sem que haja repetição) chegamos a 151.200 combinações possíveis. No entanto, fazendo com que as dezenas sejam únicas (como mostrado acima), chegamos a 1.000.000 de possibilidades. Isto mostra claramente que a probabilidade de todos os números sorteados terem a dezena igual a 1 (ex: 11, 13, 15, 17, 18, 19) é menor (arpox. 6x) do que a probabilidade de todos os números sorteados terem suas dezenas diferentes (ex: 01, 15, 23, 35, 46, 55).

Baseado nisso, nas estatísticas e no cálculo acima, é correto afirmar que alguém que aposta em 11, 13, 15, 17, 18, 19 tem menos chances de ganhar do que alguém que aposta em 01, 15, 23, 35, 46, 55 ? Eu acredito que não.

Acho que uma boa analogia seria uma sequencia de sorteios de um número em um conjunto de números 1, 3, 5, 6 e 7. Ao longo do tempo, as estatísticas mostrariam que números ímpares são sorteados mais vezes do que números pares (só tem um número par no conjunto). No entanto, não é correto dizer que ao escolher um número ímpar qualquer do conjunto, alguém tenha mais chances de ganhar o sorteio do que alguém que escolheu o número 6.

Bem, se alguém tiver paciência suficiente para analisar e responder, eu ficaria extremamente agradecido.

Um abraço,
Fabio.
fduarte
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Set 02, 2009 00:46
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia elétrica
Andamento: formado

Re: Números em sequencia na Mega Sena

Mensagempor Elcioschin » Qua Set 02, 2009 19:33

fduarte

Para começar, devemos partir do pressuposto de que:

1) O sorteio da Megasena é honesto.
2) A probabilidade de QUALQUER número é a mesma (isto significa que, do ponto de vista matemático, um número NÃO sai mais do que outro).

Assim, a estatística do que aconteceu no passado NÃO infuencia nos acontecimentos futuros.

Logo uma sequência 12, 13, 14, 15, 16, 17 tem a mesma probabilidade da sequência 12, 23, 34, 45, 46, por exemplo.

Tudo mudaria de figura, se, por exemplo, houvesse algum vício de equipamento:

Por exemplo, uma roleta de cassino (equipamento giratório), pode, devido à sua construção, não ser bem balanceada, o que posssibilitaria probabilidade dela repetir mais vezes um certo número. Jogadores espertos fizeram levantamentos estatísticos em cassinos, para uma determinada roleta, anotando qual número saía mais. A partir daí passaram a ganhar muito dinheiro. Os cassinos descobriram e passaram a trocar constantemente as roletas.

Outro exemplo: um dado viciado pode repetir mais um certo número. Espertalhões usam estes dados para enganar incautos.

Quanto à Megasena acredito não haver esta possibilidade de vício.
Elcioschin
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 624
Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 10:49
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia
Andamento: formado

Re: Números em sequencia na Mega Sena

Mensagempor fduarte » Qua Set 02, 2009 22:07

Obrigado, Elcioschin.

Abraço,
Fabio.
fduarte
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Set 02, 2009 00:46
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia elétrica
Andamento: formado

Re: Números em sequencia na Mega Sena

Mensagempor carlos r m oliveira » Ter Out 06, 2009 09:40

É isso pessoal!
A distribuição de probabilidades é a Geométrica (variáveis discretas). Esta distribuição tem a característica de "perda de memória", que é provado matematicamente. Sendo assim, o que aconteceu no passado não influencia no futuro. Dentre as variáveis contínuas, esta propriedade ocorre na distribuição exponencial.

Carlos Mariano
carlos r m oliveira
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Out 05, 2009 11:13
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: administração
Andamento: cursando

Re: Números em sequencia na Mega Sena

Mensagempor vancouver » Qui Mar 10, 2011 19:43

Pesquisando pela internet meios de como ganhar na mega sena achei matematica mega sena o site e http://www.comoganharnamegasena.net/mat ... -mega-sena com os calculos tudo certinho
vancouver
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 19:37
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado


Voltar para Estatística

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes

 



Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 12:41

pessoal eu achei como resultado 180 toneladas,entretanto sei que a questão está erra pela lógica e a resposta correta segundo o gabarito é 1.800 toneladas.
me explique onde eu estou pecando na questão. resolva explicando.

78 – ( CEFET – 1993 ) Os desabamentos, em sua maioria, são causados por grande acúmulo de lixo nas encostas dos morros. Se 10 pessoas retiram 135 toneladas de lixo em 9 dias, quantas toneladas serão retiradas por 40 pessoas em 30 dias ?


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: Douglasm - Qui Jul 01, 2010 13:16

Observe o raciocínio:

10 pessoas - 9 dias - 135 toneladas

1 pessoa - 9 dias - 13,5 toneladas

1 pessoa - 1 dia - 1,5 toneladas

40 pessoas - 1 dia - 60 toneladas

40 pessoas - 30 dias - 1800 toneladas


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:18

pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:21

leandro moraes escreveu:pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.

valeu meu camarada.