por Rpvier » Qui Dez 18, 2008 11:17
Quero saber numa amostra de estudantes se eles sabem mais matemática que português. Para isso fiz 10 perguntas de matemática e 10 perguntas de português. O tamanho da amostra é 26 pessoas. Porém, tenho a seguinte situação. No teste de matemática "perdi" dois registros, ou seja, tenho 258 registros. E no teste de português, "perdi" 30 registros, tenho portanto 230.
Resumindo, tenho um banco de dados com 26 linhas e vinte colunas, sendo que tenho 32 céluas em branco. As notas (que eu criei) para cada questão são: 3 = certo; 2 = distorcido; 1 = errado.
Qual é minha dúvida? Como poderei afirmar, por exemplo, que os alunos sabem mais matemática que português (mesmo se a média de matemática for maior que a de português)?
Afinal, se por exemplo, o resultado da nota final média for pequeno, alguém poderá contestar minha resposta dizendo que: "dado uma diferença de média muito pequena, numa amostra pouco representativa e ainda com um desvio padrão alto; esta diferença não é estatisticamente significativa".
PERGUNTA: quais os testes estatísticos (com suas respectivas fórmulas) que tenho de aplicar no meu banco de dados para poder sustentar minha resposta (me previnindo destas possíveis contestações, por exemplo)?
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por Sandra Piedade » Sáb Dez 20, 2008 18:06
Quanto aos testes estatísticos, lamento, não sei dizer, talvez outro colaborador possa ajudar. Mas como responderia se alguém lhe dissesse: "Como tem a certeza que as dez questões de Português tinham o mesmo grau de dificuldade das de Matemática? Ao escolher as questões a colocar, poderá estar já a direccionar os resultados estatísticos".
Há três tipos de matemáticos: os que sabem contar e os que não sabem contar.
(perdão mas já não me lembro da origem da frase)
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por Rpvier » Seg Dez 22, 2008 22:34
Boa pergunta. Me preocupei com ela quando elaborei as questões, ou seja, cuidei para que fossem equivalentes em termos do grau de dificuldade. Talvez até merecesse um teste, por exemplo, com os "n" melhores alunos de matemática e português, para ver se as médias se equivalem. Mas no meu caso parto do pressuposto de que elas são equivalentes.
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por Neperiano » Qua Nov 09, 2011 16:15
Ola
Você pode usar um teste de hipoteses para provar que os alunos sabem mais matemática do que portugês.
Você tenque usar H1, e H0, se for usar, é bom dar uma lida, é mais fácil do que eu te explicar
Atenciosamente
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Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42
Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?

O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois

2°) Admitamos que

, seja verdadeira:

(hipótese da indução)
e provemos que

Temos: (Nessa parte)

Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55
Boa noite Fontelles.
Não sei se você está familiarizado com o
Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.
Ele dá uma equação, no caso:
E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:
Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que

seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para

.
Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28
Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32
Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25
Boa tarde Fontelles!
Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.
O que temos que provar é isso:

, certo? O autor começou do primeiro membro:
Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:
Que é outra verdade. Agora, com certeza:
Agora, como

é

a

, e este por sua vez é sempre

que

, logo:
Inclusive, nunca é igual, sempre maior.
Espero (dessa vez) ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39
Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37
c.q.d. = como queriamos demonstrar =)
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33
Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05
Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04
MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa.

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