por Rpvier » Qui Dez 18, 2008 11:17
Quero saber numa amostra de estudantes se eles sabem mais matemática que português. Para isso fiz 10 perguntas de matemática e 10 perguntas de português. O tamanho da amostra é 26 pessoas. Porém, tenho a seguinte situação. No teste de matemática "perdi" dois registros, ou seja, tenho 258 registros. E no teste de português, "perdi" 30 registros, tenho portanto 230.
Resumindo, tenho um banco de dados com 26 linhas e vinte colunas, sendo que tenho 32 céluas em branco. As notas (que eu criei) para cada questão são: 3 = certo; 2 = distorcido; 1 = errado.
Qual é minha dúvida? Como poderei afirmar, por exemplo, que os alunos sabem mais matemática que português (mesmo se a média de matemática for maior que a de português)?
Afinal, se por exemplo, o resultado da nota final média for pequeno, alguém poderá contestar minha resposta dizendo que: "dado uma diferença de média muito pequena, numa amostra pouco representativa e ainda com um desvio padrão alto; esta diferença não é estatisticamente significativa".
PERGUNTA: quais os testes estatísticos (com suas respectivas fórmulas) que tenho de aplicar no meu banco de dados para poder sustentar minha resposta (me previnindo destas possíveis contestações, por exemplo)?
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por Sandra Piedade » Sáb Dez 20, 2008 18:06
Quanto aos testes estatísticos, lamento, não sei dizer, talvez outro colaborador possa ajudar. Mas como responderia se alguém lhe dissesse: "Como tem a certeza que as dez questões de Português tinham o mesmo grau de dificuldade das de Matemática? Ao escolher as questões a colocar, poderá estar já a direccionar os resultados estatísticos".
Há três tipos de matemáticos: os que sabem contar e os que não sabem contar.
(perdão mas já não me lembro da origem da frase)
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por Rpvier » Seg Dez 22, 2008 22:34
Boa pergunta. Me preocupei com ela quando elaborei as questões, ou seja, cuidei para que fossem equivalentes em termos do grau de dificuldade. Talvez até merecesse um teste, por exemplo, com os "n" melhores alunos de matemática e português, para ver se as médias se equivalem. Mas no meu caso parto do pressuposto de que elas são equivalentes.
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por Neperiano » Qua Nov 09, 2011 16:15
Ola
Você pode usar um teste de hipoteses para provar que os alunos sabem mais matemática do que portugês.
Você tenque usar H1, e H0, se for usar, é bom dar uma lida, é mais fácil do que eu te explicar
Atenciosamente
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ssousa3 - Dom Abr 03, 2011 20:55
alguém poderia me ajudar nesse exercício aqui Uma loja de CDs adquire cada unidade por R$20,00 e a revende por R$30,00. Nestas condições,
a quantidade mensal que consegue vender é 500 unidades. O proprietário estima que, reduzindo o preço para R$28,00, conseguirá vender 600 unidades por mês.
a) Obtenha a função demanda, supondo ser linear
Eu faço ensino médio mas compro apostilas de concursos para me preparar para mercado de trabalho e estudar sozinho não é fácil. Se alguém puder me ajudar aqui fico grato
Assunto:
função demanda
Autor:
ssousa3 - Seg Abr 04, 2011 14:30
Gente alguém por favor me ensine a calcular a fórmula da função demanda

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