por Malorientado » Qua Set 12, 2012 01:38
Em um sistema 3x3, o único parâmetro está no termo independente da equação da terceira linha. Como devo discutir esse sistema? Resolvendo-o?
Como se discute um sistema com mais incógnitas que equações?
Em um outro sistema, homogêneo, ao calcular o determinante dos coeficientes para discutir o parâmetro, o mesmo se anulou a acabei obtendo det=3. Como devo interpretar isso na discussão?
-
Malorientado
- Usuário Dedicado

-
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por MarceloFantini » Qua Set 12, 2012 08:17
Malorientado, por favor poste todo o enunciado.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
por Malorientado » Qui Set 13, 2012 23:33
Perdõe-me, daqui pra frente vou sempre postar as questões. Eis o sistema para ser discutido:
x+y+z=3
x+2y+3z=6
2x+3y+4z=a
Entendi que parâmetros nos coeficientes pelo determinante é possível saber quando é SPD(se det diferente de 0), para SPI e SI, basta descobrir onde det =0 e substituir no sistema, escalonar e conforme última linha, avaliar valores para ambos. Está correto? E nesse caso onde o parâmetro está no termo independente? Como proceder? Outra coisa, nesse sistema:
x+2y+z=0
2x+y+#z=0
3x+3y+#z=0
# é um símbolo grego
Obtive det=3, sem o símbolo # no det. como devo interpretar isso na discussão? Mais uma coisa:(chato,eu sei) Como se discute um sistema com mais incógnitas que equações? Já assisti a vídeo-aulas e pesquisei na net, mas realmente estou embolado nessa parte... Mais uma vez obrigado pela ajuda.
-
Malorientado
- Usuário Dedicado

-
por MarceloFantini » Sex Set 14, 2012 08:08
Se você calcular o determinante dos coeficientes verá que o resultado é zero. Por que? A resposta é: tome a primeira equação e some à segunda. Você terá exatamente a terceira equação, a menos do termo independente. Ou seja, o sistema não pode ser possível e determinado, resta descobrir se é impossível ou indeterminado. Se

, que corresponde à soma das equações, então ele será indeterminado pois teremos mais equações do que incógnitas. Se

, então ele será impossível.
Geometricamente, tudo isto significa que temos três planos, onde um é combinação dos outros dois. O termo independente diz o quanto ele está "deslocado" em relação aos outros. Quando o termo independente for igual a

teremos que ele não está deslocado e sim coincide com a combinação dos outros dois; se

então ele está deslocado e não há interseção com os outros dois planos, portanto o sistema é impossível.
No segundo sistema, como o determinado é não-nulo para qualquer valor de

(escolhi uma letra grega), isto significa que ele será possível e determinado, cuja única solução é zero independentemente de

.
Por último, quando você tem mais incógnitas do que equações isto significa que você tem poucas figuras geométricas se interseccionando, no caso de sistemas lineares você terá planos. Nestes casos você deve verificar se eles são paralelos (ou seja, se os coeficientes de um são múltiplos dos coeficientes do outro, por exemplo

onde temos que a segunda é múltipla da segunda), e se forem descobrir se o termo independente for múltiplo também; caso não seja, os planos são paralelos e não coincidentes e portanto não há solução. Se não forem múltiplos, então com certeza há interseção e será uma reta.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
por Malorientado » Sex Set 14, 2012 23:50
Pela definição que você me deu sobre discussão de sistemas com mais incógnitas que equações, o sistema:
v+3w-5x+3y-z=1
2v+6w+10x+6y-2z=3
4v+3w+15x-12z=4
É SI pois um dos termos independentes não é múltiplo dos outros? A solução de um SPI é dada por uma solução geral, substituindo-se a(s) incógnita livre(s) por um símbolo matemático e isolando cada incógnita no sistema, sendo os valores para esse símbolo pertencentes aos Reais? Todo sistema com mais incógnitas que equações só pode ser SPI e SI, correto?
-
Malorientado
- Usuário Dedicado

-
por MarceloFantini » Sáb Set 15, 2012 07:39
Sim, exatamente: note que a segunda equação tem os coeficientes todos múltiplos da primeira, mas o termo independente não. A solução de um SPI é apenas escrever algumas incógnitas em função das outras, substituir por um símbolo é só para facilitar saber qual é (não sei como facilita, para mim introdução de mais variáveis do que necessário só piora). Por fim, sim, a solução só pode ser um SPI ou SI.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
Voltar para Sistemas de Equações
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Discussão de uma questão do Triangulo de Pascal
por gustavoluiss » Sex Set 30, 2011 21:42
- 3 Respostas
- 3745 Exibições
- Última mensagem por gustavoluiss

Dom Out 02, 2011 19:06
Binômio de Newton
-
- [sistema linear homogeneo] Como resolver esse sistema
por amigao » Qua Jul 02, 2014 14:49
- 1 Respostas
- 2921 Exibições
- Última mensagem por Russman

Qua Jul 02, 2014 18:38
Álgebra Linear
-
- [Sistema Linear] MACK-SP: Sistema de Equações
por ALF » Sex Ago 26, 2011 13:24
- 1 Respostas
- 4313 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Dom Ago 28, 2011 12:57
Sistemas de Equações
-
- [SISTEMA] problema que envolve um sistema
por brunnkpol » Qui Jan 02, 2014 22:57
- 2 Respostas
- 2551 Exibições
- Última mensagem por brunnkpol

Seg Jan 06, 2014 21:37
Sistemas de Equações
-
- [Sistema linear] Sistema linear com constante
por smlspirit » Qui Jul 19, 2012 19:34
- 4 Respostas
- 5284 Exibições
- Última mensagem por Russman

Qui Jul 19, 2012 22:40
Sistemas de Equações
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42
Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?

O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois

2°) Admitamos que

, seja verdadeira:

(hipótese da indução)
e provemos que

Temos: (Nessa parte)

Assunto:
Autor:
MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55
Boa noite Fontelles.
Não sei se você está familiarizado com o
Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.
Ele dá uma equação, no caso:
E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:
Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que

seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para

.
Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Autor:
Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28
Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!
Assunto:
Autor:
Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32
Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.
Assunto:
Autor:
MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25
Boa tarde Fontelles!
Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.
O que temos que provar é isso:

, certo? O autor começou do primeiro membro:
Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:
Que é outra verdade. Agora, com certeza:
Agora, como

é

a

, e este por sua vez é sempre

que

, logo:
Inclusive, nunca é igual, sempre maior.
Espero (dessa vez) ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Autor:
Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39
Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?
Assunto:
Autor:
andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37
c.q.d. = como queriamos demonstrar =)
Assunto:
Autor:
Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33
Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.
Assunto:
Autor:
MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05
Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Assunto:
Autor:
Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04
MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa.