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[Sistemas lineares] Fiquei com uma dúvida na resolução desse

[Sistemas lineares] Fiquei com uma dúvida na resolução desse

Mensagempor Aprendiz2012 » Sáb Ago 11, 2012 18:27

A dúvida é elementar, mas ficou...

x-y=3 (.-2)
2x+3y=6

-2x+2y=-6
2x+3y=6
------------
5y=0 y=-5??

x=3-5 = -2

está correto??
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Re: [Sistemas lineares] Fiquei com uma dúvida na resolução d

Mensagempor e8group » Sáb Ago 11, 2012 19:10

Boa noite .Note que ,

{ x-y = 3 \ \ \ \ \ \  (i) \ \ \ ; 2x +3y = 6 \ \ \ \ \ \ (ii)

Multiplicando (i) por (-2)

{ -2x + 2y = - 6  \ \ \ \ \ \ (i)  ; 2x +3y = 6 \ \ \ \ \ \ \ (ii) [até aqui procedimento correto ] , agora o próximo passo estar incorreto .Veja :

De (i) em (ii) segue que ,

-2x + 2y +2x +3y = -6 +6

5y = 0 ,portanto a única possibilidade éy =0].Assim ,

x -y =  3 .Logo x = 3

Solução do sistema , x =3 ; y=0
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Re: [Sistemas lineares] Fiquei com uma dúvida na resolução d

Mensagempor Aprendiz2012 » Sáb Ago 11, 2012 20:37

entendi.. então qdo 5y=0, o valor de y será 0.. obg
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Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.