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Equação - como montar a equação desse problema?

Equação - como montar a equação desse problema?

Mensagempor _Manu » Qua Jul 04, 2012 03:37

Após a aula de matemática, Geraldo ficou encarregado de comprar o livro adotado para si e pra alguns colegas. Na primeira livraria gastou 320 reais. Na segunda teve um desconto de 4 reais por livro e pode comprar, com os mesmos 320 reais, quatro livros a mais que na primeira livraria. Quantos livros comprou?

Então galera, eu já tentei resolver de algmas formas, como: 320/x= 320/x+4 - 4x ou 320/x + 320 - 4x/x+4 = 640 e por aí vai. Mas o que eu ainda não consegui extrair do problema é se só existe a variável x que eu coloco como o número de livros ou se existe tbm a variável y que poderia ser o valor dos livros... Então é isso, algm poderia me ajudar por extrema gentileza? Desde já, obg =)
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Re: Equação - como montar a equação desse problema?

Mensagempor e8group » Qua Jul 04, 2012 15:17

Manu ,Boa tarde ! Se eu não interpretei errado , para este caso só seria uma variável mesmo .

Acredito que sua primeira relação está correta ,\frac{320}{x} = \frac{320 - 4x}{x+4} . tem gabarito ?
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Re: Equação - como montar a equação desse problema?

Mensagempor _Manu » Qua Jul 04, 2012 20:14

O PIOR é que não tem gabarito, Santhiago. Tentei resolver por aquela equação e o resultado foi dá um número complexo e decimal, ou seja, totalmente absurdo, por isso exclui a possibilidade ://
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Re: Equação - como montar a equação desse problema?

Mensagempor Russman » Qua Jul 04, 2012 22:32

_Manu escreveu:Após a aula de matemática, Geraldo ficou encarregado de comprar o livro adotado para si e pra alguns colegas. Na primeira livraria gastou 320 reais. Na segunda teve um desconto de 4 reais por livro e pode comprar, com os mesmos 320 reais, quatro livros a mais que na primeira livraria. Quantos livros comprou?


Seja n a quantidade de alunos , portanto a de livros, e x o preço de CADA livro.
Assim, da primeira informação, temos

n.x=320 (I).

Da segunda,

(n+4)(x-4)=320.

Acho que resolve o problema.
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Re: Equação - como montar a equação desse problema?

Mensagempor _Manu » Qui Jul 05, 2012 01:19

Russman, eu resolvi conforme a fórmula que você sugeriu e o resultado foi 36. Acho que é o correto! Obrigaaaaaaada! :-D
Editado pela última vez por _Manu em Qui Jul 05, 2012 01:24, em um total de 1 vez.
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Re: Equação - como montar a equação desse problema?

Mensagempor _Manu » Qui Jul 05, 2012 01:23

Russan, eu resolvi conforme a fórmula que você sugeriu e o resultado foi 36. Acho que é o correto! Obrigaaaaaaada! :-D
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Re: Equação - como montar a equação desse problema?

Mensagempor Russman » Qui Jul 05, 2012 01:31

Nãao! A solução é n=16e x=20.
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Re: Equação - como montar a equação desse problema?

Mensagempor _Manu » Qui Jul 05, 2012 01:49

Caramba! Deu trabalho mas consegui achar x=20 e n=16 tbm. OBRIGADA! :D
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?