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Última mensagem por Janayna
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por adauto martins » Qui Mai 27, 2021 17:05
(*EsTE/ITA-1948)resolva o
sistema*EsTE-escola tecnica do exercito, 1933/1957.advinda da antiga REAL ACADEMIA DE FORTIFICAÇAO,ARTILHARIA E DESENHO de 1792,a primeira escola de engenharia do BRASIL,e primeiro curso superior no BRASIL,ainda colonia.formando os primeiros engenheiros,tanto militares,como civis.o curso de engenharia aeronautica foi instituindo em 1939,na EsTE,e depois apartir de 1950,no atual ITA-sao jose dos campos.o concurso de admisao ao ita,ainda prestado na Este,foi apartir de 1947/49.a EsTE foi os pilares do ITA-1950 e IME,1958.
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adauto martins
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por adauto martins » Qui Mai 27, 2021 17:22
soluçao
tomemos a matriz completa do
sistema escalonando(fica como exercicio),teremos
retorndo ao
sistema,depois de escolando teremos
resolvendo em z
tomando
logo
o conjunto soluçao do
sistema...
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adauto martins
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por DanielFerreira » Sáb Jun 19, 2021 21:52
Outra...
De acordo com o enunciado,
Note que:
Daí,
Substituindo em
e
,
Portanto,
, temos que
é a solução do
sistema em questão.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por adauto martins » Ter Jun 22, 2021 15:04
meu caro daniel,
esse exercicio consta nos seguites livros:
1)fundamentos de matematica elementar-vol.4-gelson iezzi,samuel hazzan,edicao 1977/81;
pg.140-d exercicio d-279,resposta pg.170-d;que é a mesma que fiz e postei.
2)matematica para o segundo ano colegial-ary quintela-ediçao ?.a mesma resposta que fiz.
3)apostila para preparaçao ao ITA-colegio couto baiense,rj.ano?.a mesma resposta que fiz...
nao inspecionei sua soluçao,creio estar errada...
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por DanielFerreira » Ter Jun 22, 2021 16:25
Adauto, ambas estão corretas!
O
sistema é indeterminado. Há mais de uma maneira de representar o conjunto-solução... Note que para
, na minha resolução, o terno
é uma das soluções do
sistema dado. Por conseguinte, repare que
, na sua resolução, retorna a mesma coordenada que encontrei fazendo
igual a um.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Trigonometria
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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