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Sistema de equação, com seno e cosseno, como fazer?

Sistema de equação, com seno e cosseno, como fazer?

Mensagempor Therodrigou » Seg Mar 25, 2019 04:00

Olá, gostaria de pedir ajuda para resolver esse sistema:

1,375*sin(x) + sin(30)*y - 1,5 = 0
- 1,375*cos(x) + cos(30)*y = 0

Resposta:
y = 1,2
x = 40,9

Esse sistema tem solução, foi retirado de uma questão de física, apenas troquei as variáveis para facilitar, conforme a imagem:
https://image.slidesharecdn.com/chapter ... 1510090397
Therodrigou
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Re: Sistema de equação, com seno e cosseno, como fazer?

Mensagempor Gebe » Seg Mar 25, 2019 15:54

Vamos começar isolando sin(x) e cos(x) na 1ª e 2ª equação respectivamente:

\\
sin(x)~=~\frac{1,5-sin(30^\circ)y}{1,375}
\\
\\
\\
\boxed{sin(x)~=~\frac{1,5-0,5y}{1,375}}
\\
\\
\\
\\
cos(x)~=~\frac{-cos(30^\circ)y}{-1,375}
\\
\\
\\
\boxed{cos(x)~=~\frac{\sqrt{3}\,y}{2~.~1,375}}


Agora aplicando a identidade sin²x + cos²x = 1:


\\
sin^2x+cos^2x~=~1
\\
\\\\
\left(\frac{1,5-0,5y}{1,375}\right)^2~+~\left(\frac{\sqrt{3}\,y}{2~.~1,375}\right)^2~=~1
\\
\\
\\
\\
\frac{4~.~(0,25y^2-1,5y+2,25)~+~1~.~(3y^2)}{2^2~.~1,375^2}~=~1
\\
\\
\\
y^2-6y+9+3y^2~=~1~.~(2^2+1,375^2)
\\
\\
\\
4y^2-6y+9-7,5625~=~0
\\
\\
\\
4y^2-6y+1,4375~=~0
\\
\\\\
Aplicando~Bhaskara:
\\\\
\\
\Delta~=~(-6)^2-4.4.1,4375~=~13
\\
\\


\\
y'~=~\frac{6+\sqrt{13}}{2~.~4}~=~\frac{6+\sqrt{13}}{8}~\approx~1,20


\\
y'\,'~=~\frac{6-\sqrt{13}}{2~.~4}~=~\frac{6-\sqrt{13}}{8}~\approx~0,30


Substituindo os valores de "y" nas equações acharemos:


\\
Para~y~=~1,2:~~~sin(x)~=~\frac{36}{55}~~\rightarrow~~\boxed{x~=~40,9^\circ}
\\
\\\\
Para~y~=~0,30:~~~sin(x)~=~\frac{54}{55}~~\rightarrow~~\boxed{x~=~79,1^\circ}


Obs.: Não consegui identificar no problema se há alguma condição que recuse o par (x,y) = (79,1° , 0,30) como solução
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Re: Sistema de equação, com seno e cosseno, como fazer?

Mensagempor Therodrigou » Seg Mar 25, 2019 18:40

Obrigado! O y seria o valor de uma força, apenas o x seria o ângulo!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?