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Sistemas lineares

Sistemas lineares

Mensagempor Amanda185 » Ter Jun 04, 2013 23:34

(UECE) Para r ? 2, se x = p e y = q é a solução do sistema linear f(x)=\left[rx + 2y = 1 \right]

           \left[2x + ry = 1 \right], então o valor de p² + q² é:


Fiz o determinante das matrizes e cheguei até: r² - 4, mas como o r não pode ser 2 não sei o que fazer...
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Re: Sistemas lineares

Mensagempor DanielFerreira » Qua Jun 05, 2013 01:27

Amanda,
a questão parece-me interessante, no entanto, antes de respondê-la gostaria de saber se ela está completa. Têm as alternativas??
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
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Re: Sistemas lineares

Mensagempor Amanda185 » Qua Jun 05, 2013 14:37

Sim. As alternativas são:
a) 0
b) 1
c) 2
d) 4
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Re: Sistemas lineares

Mensagempor DanielFerreira » Qua Jun 05, 2013 22:59

Como disse anteriormente, temos aqui uma questão bem interessante! Concluí que a alternativa correta é a letra c.

\\ \begin{cases} rx + 2y = 1 \;\;\;\; \times (- r \\ 2x + ry = 1 \;\;\;\; \times (2 \end{cases} \\\\ \begin{cases} - r^2x - 2ry = - r \\ 4x + 2ry = 2 \end{cases} \\ ------------ \\ - r^2x + 4x - 2ry + 2ry = - r + 2 \\ - r^2x + 4x = - r + 2 \\ x(- r^2 + 4) = - r + 2 \\ x(r + 2)(- r + 2) = - r + 2 \\\\ x = \frac{(- r + 2)}{(r + 2)(- r + 2)} \\\\ x = \frac{\cancel{(- r + 2)}}{(r + 2)\cancel{(- r + 2)}} \\\\ \boxed{x = \frac{1}{r + 2}}

Encontramos o 'valor' de y substituindo x por \frac{1}{r + 2} em uma das equações acima.

\\ rx + 2y = 1 \\\\ r \cdot \frac{1}{2 + r} + 2y = 1 \\\\ r + 2y(2 + r) = 1(2 + r) \\ \cancel{r} + 4y + 2ry = 2 + \cancel{r} \\ 2y(2 + r) = 2 \\ y(2 + r) = 1 \\\\ \boxed{y = \frac{1}{2 + r}}


Observe que x = y, então, \boxed{p = q}; por conseguinte \boxed{p^2 = q^2}!

Daí, nada mais podemos concluir!!

No entanto, fiz umas buscas na "net" e notei que o seu enunciado está diferente, se comparado ao original.

Segue,

Para r \neq 2, se x = p e y = q é a solução do sistema linear \begin{cases} rx + 2y = 1 \\ 2x+ ry = 1\end{cases}, então o valor de p^2 - q^2 é:
a) 1
b) 2
c) 4
d) 0


Concluímos que p^2 = q^2, então:

\\ p^2 - q^2 = \\ p^2 - p^2 = \\ \boxed{\boxed{0}}

Portanto, alternativa d.
"Sabedoria é saber o que fazer;
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Re: Sistemas lineares

Mensagempor Amanda185 » Qui Jun 06, 2013 00:09

Ah siiimm, peguei o enunciado desse jeito, copiada no quadro. Muito Obrigada pela ajuda! :)
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?