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Problema envolvendo Sistema? Ajudem-me por favor...

Problema envolvendo Sistema? Ajudem-me por favor...

Mensagempor joedsonazevedo » Sex Nov 09, 2012 12:40

Olá, estou com muita dificuldade pra poder montar o raciocínio desta questão...
consigo resolvê-la de forma cursiva, trabalhosa... por extenso... e no vestibular
não posso perder tanto tempo procurando uma resposta que uma expressão
simplesmente me responderá... por favor me ajudem.. obrigado...

Para um passeio em uma lancha, com capacidade para 60 pessoas, uma empresa de turismo
cobra R$80,00 por pessoa quando todos os lugares estão ocupados. Caso existam lugares
não ocupados, ao preço de cada passagem será acrescida a importância de R$2,00 por lugar não ocupado.
Para que a empresa tenha faturamento máximo com esse passeio, pode-se afirmar que o número
de lugares não ocupados na lancha é igual a:

01) 20
02) 17
03) 15
04) 13
05) 10 (resposta correta)

60 lugares -> 80,00 por pessoa -> 4.800 reais totalizados

\/ 60p | 80r | 4800 /\
\/ 59p | 80+2 | 4828 /\
\/ 58p | 80+4 | 4872 /\

--> tentei me expressar por : (60-x).(80+2x)= 4800+ ?
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Re: Problema envolvendo Sistema? Ajudem-me por favor...

Mensagempor e8group » Sex Nov 09, 2012 14:25

Engraçado esta questão lembra do ifsudeste ,


Vamos lá .


[quote ] Para um passeio em uma lancha, com capacidade para 60 pessoas, uma empresa de turismo
cobra R$80,00 por pessoa quando todos os lugares estão ocupados [/quote ]

Começando aqui , podemos descrever uma função que denota o dinheiro arrecadado em função dos números de pessoas .

Seja p , esta função .

p(x)  = 60 \cdot 80 se x = 60



[quote ]Caso existam lugares
não ocupados, ao preço de cada passagem será acrescida a importância de R$2,00 por lugar não ocupado.
[/quote ]


Seja n o números de lugares não ocupados assim ,


p(x ,n)  =  (80 + 2n)(x)    ,  x < 60 .

Orá , mas x é o números de pessoas que ocupam os lugares que tem uma capacidade máxima de 60 lugares , ou seja , n = 60  -x


Assim ,

Nossa função será p(x)  = \begin{cases}   60 \cdot 80   ;  x = 60  \\ [80 + 2(60-x)](x)  = 200x -2x^2    ;  x < 60 \end{cases}


Através do x vertice , teremos que x_v =  \frac{ -b} {2a}  =   \frac{-200}{2(-2) } =  50 Este ponto fornecerá o valor máximo de p(x) , pois a concavidade estar voltada para baixo .


logo , n = 60 - x = 60  - 50  =  10
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?