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Ajuda com Equação!

Ajuda com Equação!

Mensagempor dayamtdf » Qua Mai 12, 2010 16:49

Opa Galera Blz?
Eu Tentei fazer esse problema, já pesquisei na internet, e nos livros sobre algo relacionado, mas não obtive sucesso =/
vim aqui pedir mais uma ajuda para vocês. A questão é a seguinte:

VIII) Resolva a equação abaixo. Apresente o valor de x com, no mínimo 5 casas decimais e depois substitua o valor encontrado na equação para verificar se o valor encontrado está correto

a equação é essa: Imagem

Gostaria que vocês me ajudassem, e eu também gostaria de ajudar ao fórum, como não tenho um conhecimento muito bom em matemática, poderia ajudar financeiramente, fazendo uma doação para o fórum. Sei como é os serviços de hospedagem e etc... Não Achei nenhuma área falando sobre doações aqui no fórum...
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Re: Ajuda com Equação!

Mensagempor Douglasm » Qua Mai 12, 2010 17:21

Olá dayamtdf. Vamos começar simplificando o problema:

8(1,5)^x = 5(1,8)^x \therefore

\frac{8}{5} = (\frac{1,8}{1,5})^x \therefore

1,6 = (1,2)^x \therefore

\log_{1,2} 1,6 = x

Agora vem o "pulo do gato". Como é meio complicado calcular esse log (eu realmente não sei como se faz isso na calculadora) é conveniente fazermos uma mudança de base. Escolhamos a base e (número de euler) e transformemos a expressão num quociente de logaritmos naturais:

\frac{\ln 1,6}{\ln 1,2} = x

Com a ajuda da calculadora científica encontramos:

x = 2,57788 (com a aproximação de 5 casas decimais, como pede o enunciado)

Fazendo a prova real, vemos que:

(1,2)^{2,57788} = 1,599999 \approx 1,6

Espero ter ajudado. Até a próxima.
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Re: Ajuda com Equação!

Mensagempor dayamtdf » Qua Mai 12, 2010 20:25

Nossa Cara, Perfeito!
Parabéns pelo seu conhecimento, Fico muito grato!
Vlw Mesmo, ainda tenho mais exercicios aqui pra fazer, vou tentar, e qualquer coisa volto aqui para pedir ajuda :D
Abraços.
dayamtdf
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Re: Ajuda com Equação!

Mensagempor Douglasm » Qua Mai 12, 2010 20:29

Estamos aqui pra isso! Bons estudos.
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Re: Ajuda com Equação!

Mensagempor Kallynne » Dom Mai 16, 2010 15:45

1.A diferença dois numeros é 76.O quociente da divisão do maior pelor menor é 3, e o resto é12.Determine-os.
2.Perguntando-se a uma pessoa que idade ela tinha, ela respondeu: se do triplo de minha idade subtrairmos o queíntuplo da idade que eu tinha há 12 anos, teremos minha idadeatual. Qual a idade da pessoa?
3.Antonio fez um acordo com seu treinador . Bateria de 30 penaltis. Receberia R$ 5,00 por acerto e pagaria R$ 1,00 por erro. Ao final da brincadeira, ele recebeu R$ 120,00. Quantos penaltis ele acertou?
4. Lucas foi passar as férias na praia de Canoa Quebrada, no Ceará. Verificou que, que se gastass R$ 80,00 por dia, poderia permanecer de férias um dia a mais do que se gastasse R$ 90,00.Quanto Lucas possuia?
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Re: Ajuda com Equação!

Mensagempor Douglasm » Dom Mai 16, 2010 16:00

Olá kallynne. Quando quiser ajuda em uma questão, abra um novo tópico.
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Re: Ajuda com Equação!

Mensagempor Kallynne » Dom Mai 16, 2010 16:13

que novo tópico?
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Re: Ajuda com Equação!

Mensagempor Douglasm » Dom Mai 16, 2010 16:32

Quando quiser postar uma nova questão, abra um novo tópico. Vá em "Dúvidas Matemáticas", escolha o tema que é pertinente a sua dúvida e lá você encontrará um botão (na parte superior esquerda) dizendo "novo tópico".
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Re: Ajuda com Equação!

Mensagempor marcr7mp12 » Ter Jun 22, 2010 17:23

poow ai será que vc ten como me ajudar com essa equaçao aqui
x+8=6x
x-2
ai eu fiz
(x-2).(x+8)= (x-2).6x
x-2 x-2
x2 + 8x -2x - 16 = 6x2- 12x
x2+8x-2x-16-6x2+12x=0
-5x2+18x-16=0
x(5x+18)-16
agora naun sei resolver por favor pode me ajudar !
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Re: Ajuda com Equação!

Mensagempor MarceloFantini » Qua Jun 23, 2010 02:45

Marc, por favor abra um novo tópico para sua dúvida.
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Re: Ajuda com Equação!

Mensagempor Murta » Sáb Jun 25, 2011 21:10

Kallynne escreveu:Antonio fez um acordo com seu treinador . Bateria de 30 penaltis. Receberia R$ 5,00 por acerto e pagaria R$ 1,00 por erro. Ao final da brincadeira, ele recebeu R$ 120,00. Quantos penaltis ele acertou?
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?