• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Sistemas de equações

Sistemas de equações

Mensagempor kha » Qui Out 20, 2011 17:01

fui ao banco e retirei R$ 270,00 para pagar o aluguel.Ao todo , o caixa me deu 11 notas ,entre notas de R$ 10,00 e R$50,00.Quantas notas de R$10,00 ele me deu?O caixa poderia ter me dado uma nota de R$50,00 a mais?Qual seria então o número de notas de R$50,00 e de R$10,00?
Não consigui montar o problema por favor me ajuda!
kha
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Out 20, 2011 16:54
Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL II
Andamento: cursando

Re: Sistemas de equações

Mensagempor Neperiano » Qui Out 20, 2011 17:11

Ola

Vai montando

11 Notas

11 de 10 dá quanto 110 não dá
10 de 10 e 1 de 50 = 160
9 de 10 e 2 de 50 = 210

E assim por diante

Atenciosamente
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
Avatar do usuário
Neperiano
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 960
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 17:09
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia de Produção
Andamento: cursando

Re: Sistemas de equações

Mensagempor kha » Qui Out 20, 2011 17:35

Obrigada ajudou muito.
Editado pela última vez por kha em Qui Out 20, 2011 17:44, em um total de 1 vez.
kha
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Out 20, 2011 16:54
Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL II
Andamento: cursando

Re: Sistemas de equações

Mensagempor Neperiano » Qui Out 20, 2011 17:44

Ola

Poisé, primeiro tenque descubrir o que o caixa te deu, no caso foi 7 de 10 e 4 de 50, mas poderia de outro jeito, exemplo: 8 de 10 e 3 de 50, tenque ir tentando e ver se dá.

Atenciosamente
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
Avatar do usuário
Neperiano
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 960
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 17:09
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia de Produção
Andamento: cursando

Re: Sistemas de equações

Mensagempor LuizAquino » Qui Out 20, 2011 18:16

Resolver exercícios como esse através de "tentativa e erro" não é uma boa estratégia.

É mais interessante montar o sistema e encontrar a solução.

(...) Fui ao banco e retirei R$ 270,00 para pagar o aluguel. Ao todo, o caixa me deu 11 notas, entre notas de R$ 10,00 e R$50,00.(...)


Vamos considerar que:
  • d -- é a quantidade de notas de R$ 10,00;
  • c -- é a quantidade de notas de R$ 50,00.

Pelos dados do exercício, podemos montar o sistema:

\begin{cases}
d + c = 11 \\
10d + 50c = 270
\end{cases}

Após resolver esse sistema, você irá encontrar que d = 7 e c = 4.

Agora tente responder as perguntas feitas no exercício.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Sistemas de equações

Mensagempor deiasp » Qui Nov 03, 2011 01:22

Ola pessoal
Gostaria de saber como faço para escrever a formula de baskara em meu texto, pois utilizo o programa Br office.org writer.
Obrigada
deiasp
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 4
Registrado em: Dom Out 16, 2011 23:34
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: matemática
Andamento: formado


Voltar para Sistemas de Equações

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?