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determinante

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Mensagempor ezidia51 » Dom Mar 25, 2018 21:06

Alguém pode conferir se está certo?

Determine os valores de \mu\in\Repara os quais det (A-\muI)=0 sendo A=\begin{vmatrix}
 2 & 1 \\ 
  0 & 1 
\end{vmatrix}

e I=\begin{vmatrix}
   1& 0  \\ 
   0 & 1 
\end{vmatrix}
a matriz identidade



det=2-1-0 =1
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Re: determinante

Mensagempor Gebe » Dom Mar 25, 2018 21:57

A resposta certa é \mu=2\:ou\:\mu=1. Pode assumir os dois valores para que det(A-\mu I)=0 seja atendido. Abaixo segue a resolução.

det\left(A- \mu I \right)=0

det\left(
\begin{pmatrix}
   2 & 1  \\ 
   0 & 1 
\end{pmatrix}
- \mu * 
\begin{pmatrix}
   1 & 0  \\ 
   0 & 1 
\end{pmatrix}
 \right)=0

det\left(
\begin{pmatrix}
   2 & 1  \\ 
   0 & 1 
\end{pmatrix}
- 
\begin{pmatrix}
   \mu & 0  \\ 
   0 & \mu 
\end{pmatrix}
 \right)=0

det
\begin{pmatrix}
   2-\mu & 1-0  \\ 
   0-0 & 1-\mu 
\end{pmatrix}
=0

(2-\mu)*(1-\mu) - (1-0)*(0)
=0

2*1 - 2*\mu -\mu*1 + \mu^2
=0

\mu^2 -3\mu+2
=0

Resolvendo a equação de 2° grau chegamos as duas respostas \mu=2\:\,\:e\:\,\:\mu=1. Nao coloquei a resolução da eq. de 2° grau, mas se precisar é so mandar msg.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Gebe
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Re: determinante

Mensagempor ezidia51 » Dom Mar 25, 2018 22:06

Muito muito obrigado mesmo!!!Você poderia me enviar a resolução com final com a fórmula para eu saber como vc chegou ao resultado das raízes?Desde já lhe agradeço muito!!
ezidia51
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Re: determinante

Mensagempor Gebe » Dom Mar 25, 2018 22:21

Aplicando a formula de Bhaskara na eq \mu^2-3\mu+2=0 temos:

\mu=\frac{-b\pm\sqrt[2]{\Delta}}{2a}

\Delta=(-3)^2-4*1*2

\Delta=9-8

\Delta=1

\mu=\frac{-(-3)\pm\sqrt[2]{1}}{2*1}

\mu=\frac{3\pm1}{2}

{\mu}^{,}=\frac{3+1}{2}=2\\

{\mu}^{,,}=\frac{3-1}{2}=1\\

Qualquer duvida pode mandar msg. Bons estudos.
Gebe
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Re: determinante

Mensagempor ezidia51 » Dom Mar 25, 2018 23:47

Um super muito obrigado!!!Vc me ajudou muito!!! :y: :y: :y: :y: :y: :y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?