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Help.

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Mensagempor Anninha » Qui Mar 28, 2013 22:44

A=\begin{pmatrix}
   -1  \\ 
   2 
\end{pmatrix}, B= 
\begin{pmatrix}
   3  \\ 
   0 
\end{pmatrix}, C= 
\begin{pmatrix}
   -2  \\ 
   4 
\end{pmatrix} e D= 
\begin{pmatrix}
   1  \\ 
   -1 
\end{pmatrix}






1) X = A + 2B - C + D

2) Y+A/2 = C/2 + 2B - 3D



Alguém estaria disposto a me ensinar como resolver?
Anninha
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Re: Help.

Mensagempor DanielFerreira » Sex Mar 29, 2013 00:56

Olá Anninha,
seja bem-vinda ao fórum!
Antes de respondê-la, devo informá-la o quão é importante a objetividade no Título do seu tópico. Evite expressões desse tipo: Help, socorro, ajuda urgente,...

Segue a resolução do item 1):

\\ X = A + 2B - C + D \\\\ X = \begin{pmatrix} - 1 \\ 2 \end{pmatrix} + 2 \cdot \begin{pmatrix} 3 \\ 0 \end{pmatrix} - \begin{pmatrix} - 2 \\ 4 \end{pmatrix} + \begin{pmatrix} 1 \\ - 1 \end{pmatrix} \\\\\\ X = \begin{pmatrix} - 1 \\ 2 \end{pmatrix} + \begin{pmatrix} 6 \\ 0 \end{pmatrix}  - \begin{pmatrix} - 2 \\ 4 \end{pmatrix} + \begin{pmatrix} 1 \\ - 1 \end{pmatrix} \\\\\\ X = \begin{pmatrix} - 1 + 6 + 2 + 1 \\   2 + 0 - 4 - 1 \end{pmatrix} \\\\\\ \boxed{X = \begin{pmatrix} 8 \\ - 3 \end{pmatrix}}

Quanto ao item 2), a resolução é análoga. Tente concluir, caso contrário retorne!

Atentamente,

Daniel.
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Re: Help.

Mensagempor Anninha » Sex Mar 29, 2013 12:22

Daniel, eu tentei fazer, e o resultado do primeiro deu o mesmo valor. Mas, a segunda questão eu tentei fazer, mas não sei como concluir. Poderia me ensinar como faze-la?

Como fiz:

Y + 
\begin{pmatrix}
   -1  \\ 
   2 
\end{pmatrix}/2 = 
\begin{pmatrix}
   -2  \\ 
   4 
\end{pmatrix}/2 + 2. 
\begin{pmatrix}
   3  \\ 
   0 
\end{pmatrix} - 3 
\begin{pmatrix}
   1  \\ 
   -1 
\end{pmatrix}


Y + 
\begin{pmatrix}
   -1  \\ 
   2 
\end{pmatrix}/2 = 
\begin{pmatrix}
   -1  \\ 
   2 
\end{pmatrix} + 
\begin{pmatrix}
   6  \\ 
   0 
\end{pmatrix} - 
\begin{pmatrix}
   3  \\ 
   -3 
\end{pmatrix}

 Y + 
\begin{pmatrix}
   -1  \\ 
   2 
\end{pmatrix}/2 = 

\begin{pmatrix}
   -1 & +6 & -3  \\ 
   2  & +0 & + 3 
\end{pmatrix}

Y + 
\begin{pmatrix}
   -1  \\ 
   2 
\end{pmatrix}/2 = 
\begin{pmatrix}
   2  \\ 
   5 
\end{pmatrix}
(obs: Não sei como colocar divisão no editor de fórmulas)
E quando chega aqui, não sei como resolver e não sei se está correto, poderia me ajudar ?
Anninha
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Re: Help.

Mensagempor e8group » Sex Mar 29, 2013 12:53

Percebo que você tem dificuldade com operações com matrizes (neste caso matriz coluna ) ,por este motivo
vou indicar a seguinte vídeo aula sobre matrizes , disponível em : http://www.youtube.com/watch?v=sw18GQES ... c5HCIz2Z5D

Seria muito importante tomar nota das videos aulas ,principalmente sobre operações com matrizes .Poderia associar também as vídeos aulas uma sequência de exercício resolvidos com respeito a operações entre matrizes(que pode encontrar em livros e internet) e tenta desenvolvê- los e comparar sua resolução com a solução proposta .
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Re: Help.

Mensagempor Anninha » Sex Mar 29, 2013 14:20

santhiago escreveu:Percebo que você tem dificuldade com operações com matrizes (neste caso matriz coluna ) ,por este motivo
vou indicar a seguinte vídeo aula sobre matrizes , disponível em : http://www.youtube.com/watch?v=sw18GQES ... c5HCIz2Z5D

Seria muito importante tomar nota das videos aulas ,principalmente sobre operações com matrizes .Poderia associar também as vídeos aulas uma sequência de exercício resolvidos com respeito a operações entre matrizes(que pode encontrar em livros e internet) e tenta desenvolvê- los e comparar sua resolução com a solução proposta .



Santhiago, eu já vi todos esses videos de matrizes. E estou tentando resolver este exercício. (Estou fazendo isto por conta própria, meu professor de matemática ainda não passou este assunto). Eu o resolvi, mas não sei se esta correto, e gostaria de comparar com outros resultados. Se puder ajudar eu agradeço.
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Re: Help.

Mensagempor DanielFerreira » Sex Mar 29, 2013 15:18

Oi Anninha,
Para fazer \frac{1}{2} utiliza-se o seguinte código:
Código: Selecionar todos
\frac{1}{2}


Segue a resolução do item 2):

\\ Y + \frac{A}{2} = \frac{C}{2} + 2B - 3D \\\\\\ Y + \frac{1}{2} \cdot \begin{pmatrix} - 1 \\ 2 \end{pmatrix} = \frac{1}{2} \cdot \begin{pmatrix} - 2 \\ 5 \end{pmatrix} + 2 \cdot \begin{pmatrix} 3 \\ 0 \end{pmatrix} - 3 \cdot \begin{pmatrix} 1 \\ - 1 \end{pmatrix} \\\\\\ Y + \begin{pmatrix} \frac{- 1}{2} \\\\ \frac{2}{2} \end{pmatrix} =  \begin{pmatrix} \frac{- 2}{2} \\\\ \frac{5}{2} \end{pmatrix} + \begin{pmatrix} 6 \\ 0 \end{pmatrix} - \begin{pmatrix} 3 \\ - 3 \end{pmatrix} \\\\\\ Y = - \begin{pmatrix} \frac{- 1}{2} \\\\ 1 \end{pmatrix} + \begin{pmatrix} - 1 \\\\ \frac{5}{2} \end{pmatrix} + \begin{pmatrix} 6 \\ 0 \end{pmatrix} - \begin{pmatrix} 3 \\ - 3 \end{pmatrix}

\\ Y =  \begin{pmatrix} \frac{1}{2} \\\\ - 1 \end{pmatrix} + \begin{pmatrix} - 1 \\\\ \frac{5}{2} \end{pmatrix} + \begin{pmatrix} 6 \\ 0 \end{pmatrix} + \begin{pmatrix} - 3 \\ 3 \end{pmatrix} \\\\\\ Y = - \begin{pmatrix} \frac{1}{2} - 1 + 6 - 3 \\\\ - 1 + \frac{5}{2} + 0 + 3 \end{pmatrix}  \\\\\ \boxed{Y = \begin{pmatrix} \frac{5}{2} \\\\ \frac{9}{2} \end{pmatrix}}
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Re: Help.

Mensagempor Anninha » Sex Mar 29, 2013 15:52

Daniel, muito obrigada. Mas você entendeu errado porque eu não soube usar corretamente o editor de fórmulas, é assim:
\frac{Y+A}{2} = \frac{C}{2} + 2B - 3D
Que fica:
\frac{Y+
\begin{pmatrix}
   -1  \\ 
   2 
\end{pmatrix}
}{2} = \frac{
\begin{pmatrix}
   -2  \\ 
   4 
\end{pmatrix}
}{2} + 2 
\begin{pmatrix}
   3  \\ 
   0 
\end{pmatrix}
-3
\begin{pmatrix}
   1  \\ 
   -1 
\end{pmatrix}



Poderia me ajudar, se não for muito incomodo.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?