Olá pessoal,
preciso que alguém explique como faço para escalonar este sistema aqui:
2x -2y +3z -2w=0
-y +z =0
5x-2y -3z -2w =0
fmach escreveu:2x -2y +3z -2w=0
-y +z =0
5x-2y -3z -2w =0
em primeiro lugar, o sistema completo seria:
2x - 2y + 3z - 2w = 0
0x - 1y + 1z + 0w = 0
5x - 2y - 3z - 2w = 0
depois, constrói a matriz dos coeficientes (os valores antes das incógnitas):
2 -2 3 -2 | 0
0 -1 1 0 | 0
5 -2 -3 -2 | 0
a matriz deve ficar dentro de parêntesis rectos. Neste caso é a chamada matriz ampliada, estendida, etc (coeficientes e termos independentes). Neste caso, não me dei ao trabalho:)
Agora é escalonar. Caso não o saibas fazer, precisas de rever a matéria pq não é possível explicar-te os diversos resultados que podes obter e a sua interpretação apenas num post. De qualquer forma só podes fazer 3 interpretações dos resultados. Ou o sistema é possível e determinado (apenas uma solução), possível e indeterminado (várias soluções) ou impossível.
Se precisares de alguma coisa, contacta-me.
Cumprimentos.
baianinha escreveu:fmach escreveu:2x -2y +3z -2w=0
-y +z =0
5x-2y -3z -2w =0
em primeiro lugar, o sistema completo seria:
2x - 2y + 3z - 2w = 0
0x - 1y + 1z + 0w = 0
5x - 2y - 3z - 2w = 0
depois, constrói a matriz dos coeficientes (os valores antes das incógnitas):
2 -2 3 -2 | 0
0 -1 1 0 | 0
5 -2 -3 -2 | 0
a matriz deve ficar dentro de parêntesis rectos (ou curvos). Neste caso é a chamada matriz ampliada, estendida, etc (coeficientes e termos independentes). Neste caso, não me dei ao trabalho:)
Agora é escalonar. Caso não o saibas fazer, precisas de rever a matéria pq não é possível explicar-te os diversos resultados que podes obter e a sua interpretação apenas num post. De qualquer forma só podes fazer 3 interpretações dos resultados. Ou o sistema é possível e determinado (apenas uma solução), possível e indeterminado (várias soluções) ou impossível.
Se precisares de alguma coisa, contacta-me.
Cumprimentos.
olá colega!
Eu consigo escalonar. verifique meu escalonamento eu conseguir fazer até aki.Preciso que me ajude daqui para frente? tenho que continuar a escalonar? O Q FAÇO?
cheguei nesse sistema e agora?
1 -1 3/2 1 -1
0 -1 1 0 0
0 0 15/2 0 0
Voltar para Matrizes e Determinantes
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes
zig escreveu: