• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Ajuda com P.G.

Ajuda com P.G.

Mensagempor MateusSobreira » Qui Abr 14, 2011 10:22

Pessoal, eu tenho três dúvidas em relação a umas contas de P.G. que irão cair na prova que é sábado. Então dêem uma ajudinha por favor ^^... ai segue:

1)Num certo dia de inverno, exatamente às 4h40min, horário em que abre uma determinada estação do metrô de São Paulo, chega um único passageiro para acessar o metrô por esta estação. O próximo passageiro chega sozinho 48min depois, e o passageiro seguinte chega também solitário 16min após o segundo. E assim sucessivamente, os passageiros chegam um a um, sempre um tempo depois do anterior igual a um terço do tempo entre este e aquele que o antecedeu. Em algum momento, o intervalo de tempo entre dois passageiros consecutivos será tão curto, que estarão chegando praticamente juntos. O horário limite para que isto aconteça é:


2)Três números reais positivos formam uma progressão artimética, e outros três formam uma progressão geométrica. Multiplicando os termos da progressão geométrica obtém-se 12³. Adicionando os termos correspondentes nas duas progressões obtemos a sequência 50, 17 e 11. Qual a razão da progressão artimética?

3)Se a sequência (x, y - 1, 7x) formar, nesta ordem, uma progressão aritmética e a sequência (y, x + 1, x - 1) formar, nesta ordem, uma progressão geométrica, então o produto entre as razões dessas progressões é igual a:

Quem puder me ajudar eu agradeço muito... de 22 questões da ficha de estudo, tem algumas me incomodando, peço que me ajudem :D
OBS: Peço, se possível, que postem o passo a passo para a resolução sou meio lerdo pra entender xD. Obrigado desde já!
MateusSobreira
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Abr 14, 2011 10:13
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso:
Andamento: cursando

Voltar para Progressões

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.