por henrivoador » Sex Abr 09, 2010 19:42
Faz alguns dias que estou começando a estudar e achei que essa questão fosse certa, pq diminui 0,5 nesses meses, mas tá errada, alguém poderia me explicar pq? Obrigado, henrique

43 Nos meses de maio, junho e julho de 2007, a taxa SELIC
variou de acordo com uma progressão aritmética de razão
negativa.
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por estudandoMat » Sex Abr 09, 2010 20:15
De acordo com o grafico, de maio(5) pra junho (6), nao variou nada
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por henrivoador » Sex Abr 09, 2010 21:18
estudandandomat
mas ela não caiu de 12,5% pra 11,5% nesses 3 meses?
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por estudandoMat » Sex Abr 09, 2010 21:46
sim, mas pra ser PA tem q variar igualmente entre os periodos
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por henrivoador » Seg Abr 12, 2010 16:08
oi estudandomat
e quanto deveria ser essa variação pra ser considerado uma PA nessa questão?
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por estudandoMat » Seg Abr 12, 2010 16:35
O mesmo que variou de 6 pra 7. de 5 pra 6 nao variou nada, de 6 pra 7 caiu. Nao tem valores, eu analiso pela reta. Pra ser PA, ou de 6 pra 7 variava igual 5 pra 6, ou 5 pra 6 variava igual de 6 pra 7
Exemplo de PA: 2,4,6,8........ sempre indo pela mesma diferença entre eles , q eh 2
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por henrivoador » Qua Abr 14, 2010 11:32
opa estudandomat´obrigado pelo teu esclarecimento
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por Elcioschin » Qua Abr 14, 2010 12:50
Esclarecimento final
Em maio. = 12,5
Em junho = 12,0
Em julho. = 11,5
Notem que o gráfico neste período é uma reta decrescente.
Sendo uma reta é uma função linear do tipo y = ax + b (sendo a < 0)
Como é uma função linear a variação é constante ao longo do tempo, isto é, os valores mensais constituem uma PA.
Razão da PA ---> r = 12 - 12,5 ou r = 11,5 - 12 -----> r = - 0,5
Logo, a afirmação do problema 4 é Verdadeira
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por henrivoador » Qua Abr 14, 2010 14:43
opa elcio, eu tbm pensei +- dessa forma, tbm. achei que era verdadeira, mas no gabarito tá errada.
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por Elcioschin » Qua Abr 14, 2010 20:09
O gabarito está errado, pois a firmação é VERDADEIRA.
Só um adendo: os meses de maio, junho e julho correspondem aos números 3, 4, 5 (e não 5, 6, 7 como o estudandoMat colocou) pois o gráfico começa em março (Março = 1, Abril = 2)
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por henrivoador » Qua Abr 14, 2010 21:48
cafundiu tudo elcio, mas eu concordo com vc, não sei pq a cespe deu errado e tá ainda no gabarito definitivo.
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por Elcioschin » Qua Abr 14, 2010 22:48
henryvoador
Toda a discussão sua com o estudandoMat partiu de uma premissa falsa dele: ele supôs, erradamente que os meses de maio/junho/julho correspondiam, no gráfico, às abcissas 5/6/7 pois esta é a numeração normal do calendário. Por exemplo o 7º mês é julho.
Acontece que o gráfico mostrado começa em MARÇO. Assim março corresponde a 1, abril a 2, maio a 3, junho a 4 e julho a 5 ( enão 5/6/7 conforme item acima)
Neste intervalo 3 =< x =< 5 o gráfico é uma reta decrescente, isto é, uma função que decresce linearmente com x. Toda função linear y = r*x + s corresponde a uma PA de razão r.
Demonstrei que r = - 0,5
Logo, não há como vc se confundir: o gabarito está ERRADO.
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por estudandoMat » Qui Abr 15, 2010 01:00
Isso, ta errado mesmo. Nem olhei direito. É pegadinha =P
mês 3,4 e 5 tem a mesma variaçao, entao eh PA.
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por henrivoador » Sex Abr 16, 2010 18:03
sim elcio tá certinho o que tu disse te agradeço bastante pelo esclarecimento...
esse estudandomat

tô brincando..valeu ai pela ajuda de todos.
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por carol1626 » Sex Abr 16, 2010 18:40
OLÁ =]
ALGUEM FAZ ESSA QSTÃO PRA MIM ??
QUAL É O Nº DE TERMOS DE UMA P.A EM Q A RAZÃO É IGUAL A 8, O 1º TERMO A1=3 E O TERMO AN=184 ???
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por Elcioschin » Sex Abr 16, 2010 18:46
Carol
Por favor não coloque uma dúvida sua num tópico de outro usuário. Abra um tópico novo e coloque penas 1 dúvida.
Alé disso sugiro que primeiro vc dê uma estudada na teoria de PA, pois a sua dúdida se resume numa simples aplicação de fórmula, demonstrando que que vc nem conhece a fórmula básica de PA.
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método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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