por solon » Ter Jul 21, 2015 01:56
queria que me mostrassem como resolver o seguinte problema: Seja (b1, b2, b3) uma progressão geométrica de razão maior do que 1. Se b1+b2+b3=91 e (b1+25, b2+27, b3+1) é uma progressão aritmética, então b1 é igual a : A resposta correta é 7, mas como chegar a esse resultado ?
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solon
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por nakagumahissao » Ter Jul 21, 2015 11:04
Dados:
![\left({b}_{1}, \,\, {b}_{2}, \,\, {b}_{3} \right) \,\,\,\, PG \,\,\,\, [1] \left({b}_{1}, \,\, {b}_{2}, \,\, {b}_{3} \right) \,\,\,\, PG \,\,\,\, [1]](/latexrender/pictures/1fcdbb196e880aa9d63a2ae017f6df9b.png)
![\left({b}_{1} + 25, \,\, {b}_{2} + 27, \,\, {b}_{3} + 1 \right) \,\,\,\, PA \,\,\,\, [2] \left({b}_{1} + 25, \,\, {b}_{2} + 27, \,\, {b}_{3} + 1 \right) \,\,\,\, PA \,\,\,\, [2]](/latexrender/pictures/f9defcb4f26130a0a1c11675dd8b7d21.png)
![{b}_{1} + {b}_{2} + {b}_{3} = 91 \,\,\,\, [3] {b}_{1} + {b}_{2} + {b}_{3} = 91 \,\,\,\, [3]](/latexrender/pictures/61144fef1f07a82b58e81789934ee2f7.png)
q > 1
A razão da PG em [1] será:


![{b}_{3} = \frac{{{b}_{2}}^{2}}{{b}_{1}} \,\,\,\,\, [4] {b}_{3} = \frac{{{b}_{2}}^{2}}{{b}_{1}} \,\,\,\,\, [4]](/latexrender/pictures/d03ead2799e60df1d7e00ff02faa74cc.png)
A razão na PA em [2] será:




![2{b}_{2} - {b}_{1} - {b}_{3} = - 28 \,\,\,\, [5] 2{b}_{2} - {b}_{1} - {b}_{3} = - 28 \,\,\,\, [5]](/latexrender/pictures/5b29d71174754d0603dd7afbcfd4aabd.png)
Usando [3] em [5], observamos que:


eles formam um sistema de equações e que, se somarmos ambas as equações, poderemos encontrar um dos valores. Somemos então as duas equações:



Agora, vamos substituir este valor em [3], [4] e [5]:

![\Rightarrow {b}_{1} + {b}_{3} = 70 \,\,\,\, [6] \Rightarrow {b}_{1} + {b}_{3} = 70 \,\,\,\, [6]](/latexrender/pictures/2cfd4d27e9afb1b0c15560145aa87e3f.png)

![\Rightarrow {b}_{3} = \frac{441}{{b}_{1}} \,\,\,\,\, [7] \Rightarrow {b}_{3} = \frac{441}{{b}_{1}} \,\,\,\,\, [7]](/latexrender/pictures/983daba84ffab533c733b991cb5bf6c1.png)


![\Rightarrow {b}_{1} + {b}_{3} = 70 \,\,\,\, [8] \Rightarrow {b}_{1} + {b}_{3} = 70 \,\,\,\, [8]](/latexrender/pictures/fc58cee74ad88215163861218859ada8.png)
Usando [7] em [6] ou [8], teremos:


Desta última equação (quadrática) obtemos:

![\sqrt[]{\Delta} = 56 \sqrt[]{\Delta} = 56](/latexrender/pictures/b469ff0548c698035565b63efb85560d.png)
![{b}_{1} = \frac{-b \pm \sqrt[]{\Delta}}{2a} \Rightarrow {b}_{1} = \frac{-b \pm \sqrt[]{\Delta}}{2a} \Rightarrow](/latexrender/pictures/bdae0101167dbdb89c6fe5e9801e2088.png)


Com estes dois resultados, vamos agora obter através de [6] ou [8] o valor do terceiro termo da PA e da PG:
Usando 63 para o primeiro termo:

Usando 7 para o primeiro termo:

Agora, ficamos com estas duas possibilidades para a PG e a PA:
RESPOSTA 1:
PG - (63, 21, 7) => Razão: 1/3
PA - (63 + 25, 21 + 27, 7 + 1) = (88, 48, 8) => razão = -40
e
RESPOSTA 2:
PG - (7, 21, 63) => Razão: 3
PA - (7 + 25, 21 + 27, 63 + 1) = (32, 48, 64) => razão = 16
No enunciado, foi dado que a razão (q) deve ser maior que 1 (q > 1). Portanto, a única resposta possível para esta questão deverá ser a RESPOSTA 2, ou seja, o primeiro termo vale 7.
Eu faço a diferença. E você?
Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
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por solon » Ter Jul 21, 2015 12:43
valeu! obrigado por mostrar-me os métodos de resolução sobre as dúvidas que tive, assim só engrandece cada vez mais a difusão do conhecimento.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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