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Dúvida em exercicio de progressão aritmética.

Dúvida em exercicio de progressão aritmética.

Mensagempor pythagoras » Qua Jan 16, 2013 23:50

Boa noite, alguem poderia me ajudar com está questão:

Sabendo que 1,3 + x e 17 - 4x são termos consecutivos de uma PA, ache o valor de x.

Já agradeço!
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Re: Dúvida em exercicio de progressão aritmética.

Mensagempor Russman » Qui Jan 17, 2013 00:12

Qual a relação entre os termos consecutivos de uma PA? Por definição, a sua subtração deve ser um valor constante. Assim, se

(a,b,c)

são termos de uma P.A então

b-a = r
c-b = r

de forma que b-a = c-b.

Portanto, basta que você resolva a equação

(3+x)-1 = (17-4x) - (3+x).

ok?
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Re: Dúvida em exercicio de progressão aritmética.

Mensagempor pythagoras » Qui Jan 17, 2013 02:12

Porque (1,3+x) - 1?
Nao seria apenas (17 - x) - (1,3 + x)
Em meu livro está 1,3 sera que ta errado?nunca vi com PA com decimal desse jeito.
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Re: Dúvida em exercicio de progressão aritmética.

Mensagempor ant_dii » Qui Jan 17, 2013 02:18

Na verdade os livros quase sempre trazem três termos (depende somente do que você está estudando em relação ao conteúdo) .
Verifique novamente se é 1,3 ou o 1º termo é 1 e o 2º é 3+x.
Só os loucos sabem...
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Re: Dúvida em exercicio de progressão aritmética.

Mensagempor Russman » Qui Jan 17, 2013 02:18

Os termos da P.A. podem ser de qualquer conjunto numérico, inclusive decimais. Mas , nesse caso, eu acredito que nao seja 1,3 ( um virgula tres) e sim que o primeiro termo da P.A. é 1 e o segundo 3+x.
Entende? Assim, temos o numero 1 como 1° termo, 3+x como 2° e 17-4x como 3°.
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Re: Dúvida em exercicio de progressão aritmética.

Mensagempor pythagoras » Qui Jan 17, 2013 23:31

É isso mesmo 1 é o primeiro termo e 3+x o segundo.Muito obrigado
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Re: Dúvida em exercicio de progressão aritmética.

Mensagempor Russman » Qui Jan 17, 2013 23:35

:-D
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?