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[Soma n termos ] mostre que ....

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Mensagempor e8group » Qui Nov 08, 2012 19:08

Alguém sabe onde encontro a demonstração abaixo , não quero apenas indução fraca ou forte . Quero desenvolver o lado esquerdo e chegar no lado direito da seguinte expressão .

\sum_{j} =  1 + 2 +  \cdots + n  =  \frac{ n (n+1) }{2} .


Em seguida , vou deixar minha solução e gostaria de saber como vc's desenvolveriam .


Solução :


\sum_{j= 1}^n j  = \sum_{j=1} ^n   (n -(n-j)) =  n^2  - \sum_{j=1}^n (n-j) .


Mas , \sum_{j=1}^n j  =  \sum_{j=0}^n (n-j)  =  n + \sum_{j=1}^n (n-j) ou seja \sum_{j=1}^n (n-j)   = \left(\sum_{j=1}^n j \right ) -n .


Daí ,


\sum_{j=1}^{n} j  =   \sum_{j=1}^n (n - (n-j))  = n^2  - \sum_{j=1}^n(n-j)  = n^2 -  \left(\left(\sum_{j=1}^n j \right ) -n  \right )  =  n^2 +n - \sum_{j=1}^n j .


Somando \sum_{j=1}^n j em ambos lados da igualdade vamos obter que ,


\sum_{j=1}^n j+ \sum_{j=1}^n j  =   \sum_{j=1}^n (j+j) =  \sum_{j=1}^n (2j) =  2 \sum_{j=1}^n j  =    n^2 +n - \sum_{j=1}^n j +  \sum_{j=1}^n j =  n^2 +n + \sum_{j=1}^n( j -j) =  n^2 + n


e finalmente , multiplicando toda igualdade por 1/2 ,


2^{-1} \left(2 \sum_{j=1}^n j \right ) = 2^{-1} (n^2 +n)

teremos que ,



\sum_{j=1}^n j  =   \frac{ n^2 + n }{2}  =  \frac{ n (n+1) }{2} .



Agora que cheguei no lado direito através do esquerdo , posso provar por indução que vale para n + 1 ou melhor ainda mostro que vale para n-1 e para n+1 .



OBS.: Alguém de vc's conhecem algum livro que posso deparar com exercícios como este acima e também sobre indução matemática .
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Re: [Soma n termos ] mostre que ....

Mensagempor MarceloFantini » Qui Nov 08, 2012 19:17

Seja S_n = 1 + 2 + \cdots + n = n + n-1 + \cdots + 1. Somando ambas, temos 2 S_n = (n+1) + (n-1+2) + \cdots + (1 + n). Ao fazer isto efetuamos n somas, daí

2 S_n = \underbrace{ (n+1) + (n-1+2) + \cdots + (1+n)}_{\text{n vezes}} = n(n+1)

e portanto S_n = \frac{n(n+1)}{2}.

É a demonstração mais interessante que eu conheço. Nem tudo é possível desenvolver de um lado e chegar no outro.
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Re: [Soma n termos ] mostre que ....

Mensagempor e8group » Qui Nov 08, 2012 19:31

OK ! Na verdade esta eu fiz aqui também, realmente é muito boa , foi a primeira que fiz da mesma forma q vc . Mas ,como gostaria de fazer de uma outra forma que leve ao mesmo caminho optei por esta acima também . Na sua opinião , minha demostração também é aceita da mesma forma que a sua ?

Obrigado pela atenção .
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Re: [Soma n termos ] mostre que ....

Mensagempor e8group » Qui Nov 08, 2012 20:32

Marcelo , esta demonstração abaixo é a outra que eu fiz também , como relatei antes . Note que é a mesma coisa que vc fez , só utilizei somatório por ser compacto .


\sum k =  n+ \sum(n- k)  \implies       \sum k + \sum k =  \sum(k +k) =  2 \sum k =     n + \sum(n-k)  + \sum k =   n +  \sum(n- k + k) = n + \sum n =  n + n^2  = n(n+1)


Portanto , \sum k   =   1 + 2 + \cdots +  n  =   \frac{(n+1)n}{2}


OBS.: \sum k   =  \sum_{k= 1} ^n   k
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?