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pg decrescente

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Mensagempor jose henrique » Qui Set 30, 2010 21:35

Numa pg estritamente decrescente, sabe-se que a1+a10=-513 e a4*a7=512. Determine a razão dessa Pg.

bem eu comecei a fazer assim:

se:

a4 * a7 = 512 então a5 * a6 = 512

aí eu peguei e fiz assim:

a5 * (a5 * q) = 512
{{a}_{5}}^{2} * {a}_{5} q = 512


mas não consegui sair daí, o que fiz de errado?
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Re: pg decrescente

Mensagempor DanielRJ » Sex Out 01, 2010 21:14

Vou dar um UP aqui porque quero que alguem responda até o momento só fiz questão desse tipo envovlvendo P.A
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Re: pg decrescente

Mensagempor MarceloFantini » Sex Out 01, 2010 23:06

a_4 \cdot a_7 = a_1 \cdot a_{10} = 512 \rightarrow a_{10} = \frac{512}{a_1}

a_1 + \frac{512}{a_1} = -513 \rightarrow a_1^2 +513a_1 +512 = 0

Resolvendo, a_1 = -1 ou a_1 = -512. Como ela é estritamente decrescente, a_1 = -1 e a_{10} = -512.

a_{10} = a_1 \cdot q^9 = - q^9 = 2^9 \rightarrow q = -2
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Re: pg decrescente

Mensagempor Loretto » Sáb Out 02, 2010 03:02

Porque Fantini fez a1*a*10 = a4*a7 ?
Não deveria ser a4*a7 = a1*a4 = 512 ?
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Re: pg decrescente

Mensagempor DanielRJ » Sáb Out 02, 2010 11:51

a_1.a_7= a_1.a_{10}

porque são termos equidistantes?
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Re: pg decrescente

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Out 02, 2010 11:55

Sim, a_4 \cdot a_7 = a_1 \cdot a_{10} porque são equidistantes. Você mesmo usou esse fato ao tentar trabalhar com a_4 \cdot a_7 = a_5 \cdot a_6.
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Re: pg decrescente

Mensagempor DanielRJ » Sáb Out 02, 2010 11:59

Fantini escreveu:Sim, a_4 \cdot a_7 = a_1 \cdot a_{10} porque são equidistantes. Você mesmo usou esse fato ao tentar trabalhar com a_4 \cdot a_7 = a_5 \cdot a_6.


Eu não foi o jose henrique mas eu poderia pegar oA_1+a_{10} =513 e A_4+A_7=513 poderia fazer isso tambem?
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Re: pg decrescente

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Out 02, 2010 12:24

Não, pois não é uma P.A., e mesmo na P.A. a soma de dois termos equidistantes é o dobro do termo médio.
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Re: pg decrescente

Mensagempor Loretto » Sáb Out 02, 2010 18:14

" Não, pois não é uma P.A., e mesmo na P.A. a soma de dois termos equidistantes é o dobro do termo médio. "

[tex] ak = (ak-1 + ak + 1)/2/tex]

na questão, a PG : a1,a2,a3,a4,a5,a6,a7,a8,a9,a10 , temos :

a1 = a10
a2 = a9
a3 = a8
a4 = a7
a5 = a6

Obrigado Pessoal !!
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Re: pg decrescente

Mensagempor Loretto » Sáb Out 02, 2010 18:14

" Não, pois não é uma P.A., e mesmo na P.A. a soma de dois termos equidistantes é o dobro do termo médio. "

ak =  (ak-1 + ak + 1)/2

na questão, a PG : a1,a2,a3,a4,a5,a6,a7,a8,a9,a10 , temos :

a1 = a10
a2 = a9
a3 = a8
a4 = a7
a5 = a6

Obrigado Pessoal !!
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Re: pg decrescente

Mensagempor jose henrique » Ter Out 05, 2010 00:32

fantini, quando vc falou:

"resolvendo, a1=- 1 ou a1 = -512"
eu não entendi como vc chegou a este resultado?
poderia explicar por favor?
desde já obrigado!
jose henrique
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Re: pg decrescente

Mensagempor MarceloFantini » Ter Out 05, 2010 00:35

É só resolver a equação do segundo grau na variável a_1.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?