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[P.A.] Exercício

[P.A.] Exercício

Mensagempor Cleyson007 » Dom Mai 25, 2008 13:02

Bom dia Fábio Sousa!

A resolução da questão abaixo está correta?

* O valor de n que torna a seqüência (2 + 3n; –5n; 1 – 4n) uma progressão aritmética pertence ao intervalo:
a) [– 2, –1]
b) [– 1, 0]
c) [0, 1]
d) [1, 2]
e) [2, 3]

Eu procurei encontrar a razão da seqüência, para isso usei do método que a diferença do 2º termo pelo 1º é igual a difernça do 3º pelo 4º.

-----> - 5n - ( 2 +3n ) = 1 - 4n - ( - 5n ) - 5n -2 - 3n = 1 - 4n +5n -5n -3n +4n -5n = 1 + 2
- 9n = 3 n= n = - 1/3

A resposta certa seria a b? -1 < n < 0

Um abraço.
A Matemática está difícil? Não complica! Mande para cá: descomplicamat@hotmail.com

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Cleyson007
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Re: Exercício

Mensagempor admin » Dom Mai 25, 2008 13:20

Cleyson007 escreveu:Eu procurei encontrar a razão da seqüência, para isso usei do método que a diferença do 2º termo pelo 1º é igual a difernça do 3º pelo 4º.

-----> - 5n - ( 2 +3n ) = 1 - 4n - ( - 5n ) - 5n -2 - 3n = 1 - 4n +5n -5n -3n +4n -5n = 1 + 2
- 9n = 3 n= n = - 1/3

A resposta certa seria a b? -1 < n < 0


Boa tarde!

Cleyson, seu raciocínio está correto, a conta também.
Cuidado, houve um engano ao escrever sobre a diferença, veja:
Por ser P.A., a diferença do 2º termo pelo 1º é igual à diferença do 3º pelo 2º.

A alternativa correta é sim a b, mas repare que o intervalo é fechado, ou seja:
-1 \leq n \leq 0.



Cleyson007 escreveu:-----> - 5n - ( 2 +3n ) = 1 - 4n - ( - 5n ) - 5n -2 - 3n = 1 - 4n +5n -5n -3n +4n -5n = 1 + 2
- 9n = 3 n= n = - 1/3


Cleyson, ao escrever suas expressões, procure pular uma linha entre as equações para facilitar a leitura, por exemplo:
----->
- 5n - ( 2 +3n ) = 1 - 4n

- ( - 5n ) - 5n -2 - 3n = 1 - 4n

+5n -5n -3n +4n -5n = 1 + 2

- 9n = 3

n = - \frac13
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Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.