por Rhayssa » Qui Ago 27, 2009 00:20
GALERA PRECISO DE AJUDA! EMPAQUEI NESTA QUESTÃO AQUI:
QUANTOS VALORES DE X EXISTEM NO INTERVALO [0, 2

], PARA OS QUAIS SENX + COSX =
![\sqrt[]{\frac{2+\sqrt[]{3}}{2}} \sqrt[]{\frac{2+\sqrt[]{3}}{2}}](/latexrender/pictures/ca1e6ffbe5f141a704278bfe82ce7d4f.png)
.
Já tentei de todas as formas, mas n estou conseguindo enxergar onde estou errando!
Helpeeeeeeeeeeeee-me!!
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Rhayssa
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por Elcioschin » Qui Ago 27, 2009 12:18
Lúcio
Como ainda não sei usar o LaTeX, vou escrever direto e resolver por outro caminho:
senx + cosx = [V(2 + V3)]/V2 ----> O numerador é do tipo V(A + VB) = Vx + Vy para A = 2 e B = 3
x = [A + V(A² - B)]/2 ----> x = [2 + V(2² - 3)]/2 -----> x = 3/2
y = [A - V(A² - B)]/2 ----> y = [2 - V(2² - 3)]/2 -----> y = 1/2
Logo o numerador vale ----> V(2 + V3) = V(3/2) + V(1/2) ----> V(2 + V3) = V3/V2 + 1/V2
Substituindo na equação original ----> senx + cosx = [V3/V2 + 1/V2]/V2 ----> senx + cosx = V3/2 + 1/2
Temos duas soluções, na primeira volta (no primeiro quadrante):
I) senx = V3/2 e cosx = 1/2 ----> x = pi/3
II) senx = 1/2 e cosx = V3/2 ----> x = pi/6
Não podemos esquecer que, a raiz original pode ter tanto o sinal positivo quanto o sinal negativo.
Neste caso, poderíamos escrever também:
senx + cosx = - [V3/V2 + 1/V2]/V2 ----> senx + cosx = - V3/2 - 1/2
Neste caso, haveriam mais duas soluções, na primeira volta (no 3º quadrante):
III) senx = - V3/2 e cosx = - 1/2 -----> x = 4*pi/3
IV) cosx = - 1/2 e senx = - V3/2 -----> x = 7*pi/6
O que você acha?
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por Rhayssa » Qui Ago 27, 2009 13:32
Muito obrigadaaaaaaa!
gente eu estava usando a primeira resolução, meu raciocínio foi esse tb, mas tava errando besteira e n tava enxergando o erro!
obrigda
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por Lucio Carvalho » Qui Ago 27, 2009 22:56
Olá Elcioschin,
Gostei da tua resolução, mas tenho uma dúvida quando apresentas a (III) e (IV) soluções no 3º quadrante que eu também obteria se tivesse usado k =1. (Nota: usei apenas k = 0)
Considero que a soma de dois números negativos não poderá ser igual à raiz quadrada de um número positivo.
Se nos apresentarem, por exemplo:

então sabemos que: x = 2 ou x = -2. Mas, se nos apresentarem:
![x=\sqrt[]{4} x=\sqrt[]{4}](/latexrender/pictures/42e8fbd472e318e596f0638a896e5e36.png)
então só poderemos dizer que x = 2.
Compreendeu a minha preocupação!
Aguardo uma opinião.
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por Elcioschin » Sex Ago 28, 2009 00:05
Lúcio
Do ponto de vista puramente algébrico eu concordo.
Quanto ao problema trigonométrico proposto, as soluções negativas atendem.
Elcio
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Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22
(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo

em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.
Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27
Seja

o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo

. O triângulo é retângulo com catetos

e

, tal que

. Seja

o ângulo complementar. Então

. Como

, o ângulo que o afixo

formará com a horizontal será

, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se

, então

. Como módulo é um:

.
Logo, o afixo é

.
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