• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Trigonometria

Trigonometria

Mensagempor shirata » Seg Out 26, 2009 12:46

ai galera eu to resolvendo uns exercícios sobre trigonometria mas esse foi um dos que eu não tive nem ideia, se alguém ai puder dar pelo menos uma ideia de como se faz... desde já agradeço!

(PUC - RS) O limite da soma {sen}^{2}a + {sen}^{4}a + ... + {sen}^{2n}a + ... onde a\neq k\pi + \frac{\pi}{2} e k pertence aos inteiros, é:

a) {cos}^{2} a
b) n . sen}^{2} a
c) 2n . sen a
d) tg a
e){tg}^{2} a
shirata
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 11
Registrado em: Seg Out 05, 2009 11:25
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Geometria Analitica e Calculo Vetorial

Mensagempor AndersonClayton » Sáb Jun 30, 2012 22:50

Então cara, essa questão é simples de resolver, mas como você estava resolvendo exercícios só de trigonometria, talvez não tenha percebido.
Isso é simplesmente uma soma de P.G. infinita cuja razão vale Sen²a.

Temos essa soma:
Sen^2 a + Sen^4 a + ... + Sen^2n a

Ele me dá uma restrição de que K não pode ser 90, 270 ou qualquer outro ângulo côngruo a esses. Claro, por que Sen² 90, ou Sen²270 daria 1, e a soma seria uma soma infinita de termos iguais, no caso, 1.
Mas isso não vem ao caso, é só uma restrição, nem precisa notar isso, ele só diz isso pra que o exercício se torne possível.

Se você separar os termos dessa soma você vai ter:
a1 = Sen^2 a
a2 = Sen^4 a
a3 = Sen^6 a
an = Sen^2n a
Aí você tem que perceber que se trata de uma PG, cuja a razão é Sen^2 a, claro, pois de a1 para a2, basta multiplicarmos a1 por Sen^2 a e teremos o resultado de a2 e assim sucessivamente.

Pronto, a questão acabou aí.
Como eu disse, isso é uma soma de PG Infinita e a fórmula é: S = a1/(1-q)
Você tem a1 e descobriu que q = Sen^2 a

S = Sen^2 a/(1 - Sen^2 a)
Só que pela relação fundamental da trigonometria a gente tem: Sen^2 a + Cos^2 a = 1, e isolando o Cos^2 a, temos: Cos^2 a = 1 - Sen^2a
Então: S = Sen^2 a /Cos^2 a = tg^2 a
Espero ter ajudado! :D
AndersonClayton
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Jun 30, 2012 22:36
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado


Voltar para Trigonometria

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

 



Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Dom Abr 03, 2011 20:55

alguém poderia me ajudar nesse exercício aqui Uma loja de CDs adquire cada unidade por R$20,00 e a revende por R$30,00. Nestas condições,
a quantidade mensal que consegue vender é 500 unidades. O proprietário estima que, reduzindo o preço para R$28,00, conseguirá vender 600 unidades por mês.
a) Obtenha a função demanda, supondo ser linear

Eu faço ensino médio mas compro apostilas de concursos para me preparar para mercado de trabalho e estudar sozinho não é fácil. Se alguém puder me ajudar aqui fico grato


Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Seg Abr 04, 2011 14:30

Gente alguém por favor me ensine a calcular a fórmula da função demanda *-)