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Teorema de Pitágoras

Teorema de Pitágoras

Mensagempor Lorrane12 » Sex Mar 23, 2012 19:50

O topo de uma escada de 25 metros de comprimento está encostado na parede vertical de um edifício. O pé da escada está a 7 metros de distância da base do edifício. Se o topo da escada escorregar 4 metros para baixo ao longo da parede qual será o deslocamento do pé da escada :?:
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Re: Teorema de Pitágoras

Mensagempor DanielFerreira » Sex Mar 23, 2012 20:32

Lorrane12 escreveu:O topo de uma escada de 25 metros de comprimento está encostado na parede vertical de um edifício. O pé da escada está a 7 metros de distância da base do edifício.

a = 25m
b = 7m
c = ?

a² = b² + c²
625 = 49 + c²
c = 24m

Se o topo da escada escorregar 4 metros para baixo ao longo da parede (...)

24m - 4m =
C = 20m
A = 25m
B = ?

A² = B² + C²
625 = B² + 400
B = 15m

(...) qual será o deslocamento do pé da escada

B - b =
15 - 7 =
8m
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
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Re: Teorema de Pitágoras

Mensagempor Lorrane12 » Sex Mar 23, 2012 21:43

obrigada *-*
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Re: Teorema de Pitágoras

Mensagempor DanielFerreira » Sex Mar 23, 2012 22:35

Ok.
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Re: Teorema de Pitágoras

Mensagempor joaofonseca » Sex Mar 23, 2012 22:45

Peço atenção aos moderadores do forum, pois esta questão já foi colocada aqui:

viewtopic.php?f=109&t=7596&p=26897#p26897

É muita coincidência ser exatamente a mesma questão com os mesmos valores, para ser colocada por pessoas diferentes.
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Re: Teorema de Pitágoras

Mensagempor DanielFerreira » Sex Mar 23, 2012 22:52

joaofonseca escreveu:Peço atenção aos moderadores do forum, pois esta questão já foi colocada aqui:

viewtopic.php?f=109&t=7596&p=26897#p26897

É muita coincidência ser exatamente a mesma questão com os mesmos valores, para ser colocada por pessoas diferentes.

O quê quer dizer?
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Re: Teorema de Pitágoras

Mensagempor joaofonseca » Sex Mar 23, 2012 22:57

Que quem colocou este tópico é a mesma pessoa que colocou a mesma questão no outro tópico.
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Re: Teorema de Pitágoras

Mensagempor DanielFerreira » Sex Mar 23, 2012 23:12

joaofonseca escreveu:Que quem colocou este tópico é a mesma pessoa que colocou a mesma questão no outro tópico.

Talvez sejam alunos de uma mesma classe querendo a solução de um 'trabalho escolar'.
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habilidade é saber como fazer;
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Re: Teorema de Pitágoras

Mensagempor Lorrane12 » Ter Mar 27, 2012 15:11

somos alunos da mesma classe, não se preocupem.
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Re: Teorema de Pitágoras

Mensagempor DanielFerreira » Sex Mar 30, 2012 00:19

Lorrane12 escreveu:somos alunos da mesma classe, não se preocupem.

Ah!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?