• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Funções Trigonométricas] - Com plano cartesiano

[Funções Trigonométricas] - Com plano cartesiano

Mensagempor rds0708 » Qua Mar 07, 2012 00:05

Boa noite.

Tenho lido livros sobre trigonometria e tentado me lembrar de coisas que estudei a uns 5 anos atrás. Sou programador e estou desenvolvendo objetos que se movimentam pela tela do computador. Tenho duas dúvidas que não sei mais como posso fazer para tentar a resolução e gostaria muito de uma ajuda:

[Dúvida 1]: Em um trinângulo reto, tenho tentado achar um ângulo alpha (um dos outros dois ângulos) utilizando as funções trigonométricas. Pelo que eu entendi, utilizamos funções trigonométricas para várias coisas, dentre elas achar os outros dois ângulos internos do triângulo retângulo. Eu fiz o cálculo utilizando a tangente de um ângulo alpha, cateto oposto dividido pelo cateto adjacente. O resultado que tive, pelo que li, é o valor do ângulo que desejo em radianos. Quando faço a mudança de radianos para graus, tenho um resultado errado do ângulo que estou procurando. Não sei o que estou fazendo errado.

[Aplicação de dúvida 1]: Estou tentando aplicar isso numa situação onde, por exemplo, temos dois objetos num plano cartesiano. Estes objetos têm posições X e Y. Imagine um dos objetos numa coordenada (150, 120), e o outro em outra coordenada (250 , 230). Ambos objetos têm um ângulo ao qual ele estão com suas faces viradas. O que quero fazer é com que um destes objetos olhe para outro destes objetos. Daí, consegui ver que posso resolver este problema com funções trigonométricas... Mas não tenho obtido sucesso.

[Dúvida 2]: Este dúvida segue a aplicação da dúvida anterior. Eu gostaria de saber como posso resolver uma situação em que eu tenha um objeto em um plano com posições X, Y e um ângulo face, e gostaria de descobrir qual é a próxima posição X e Y (supondo que o objeto está em movimento) de acordo com seu ângulo face.