por claudia » Qui Ago 21, 2008 15:26
Estou com dificuldades em analisar esta questão:
Dadas as sentenças, quais são verdadeiras:
I. 3 sec x + 2 = 0 II. 8 sen x + 7 = 0 III. 2 tg x - 7 = 0 IV. 9 - 5 cosx = 0 V. 4 senx - 5 = 0.
Respostas: I. sec x = -2/3 II. sen x = -7/8 III. tgx = 7/2 IV. cosx = 9/5 V. sex = 5/4
1/cosx=-2/3
cosx=-3/2
Seria agora comparar com

? Ex. II.

rad = 180
-7/8 rad = x
x= -22,5º
E se for, como analiso?
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claudia
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por claudia » Qui Ago 21, 2008 15:31
Outra que não estou conseguindo:
Sendo tg a = -4/3 e
a do 2º quadrante, qual o valor do cos a:
Resposta: 2º quadrante o cos é +
sec2a = 1 + tg2a
sec2a = 1 + 16/9
sec a = 5/3; cos a = 3/5, só que a resposta é
![\sqrt[]{21}/3 \sqrt[]{21}/3](/latexrender/pictures/826c3418d8a6d5627ac3b76834127dff.png)
. O que fiz errado?
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claudia
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por admin » Qui Ago 21, 2008 16:05
Olá Cláudia, boa tarde!
Antecipadamente, sugiro a leitura cuidadosa deste tópico:
viewtopic.php?f=109&t=100#p133Leia por completo antes de extrair uma conclusão, pois há uma confusão com a limitação do conjunto imagem das funções seno e cosseno, induzindo a erros como este:
claudia escreveu:cosx=-3/2
No final, há uma resposta minha. E ainda, no final dela, há outro link para um artigo que postei sobre o assunto.
Acredito que aquela discussão ajudará você!
Até mais.
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por claudia » Qui Ago 21, 2008 17:20
Fábio, sua explicação foi muito clara. Consegui resolver. Obrigada!
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por claudia » Qui Ago 21, 2008 17:21
Será que poderia me dar uma dica para o 2º problema?!
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por admin » Qui Ago 21, 2008 18:35
Cláudia, no 2º quadrante o cosseno é
negativo (também no 3º).
Esta resposta que você informou não está correta, até porque o valor para cosseno deve necessariamente estar entre -1 e 1.
O que você fez só falta um cuidado com o módulo, pois o valor para secante e cosseno serão negativos, e na sua conta ficaram positivos!
Como você deve ter visto no tópico sobre as relações trigonométricas, esta expressão vem da aplicação direta do teorema de Pitágoras:


Veja com atenção esta passagem, onde extraímos a raiz quadrada de ambos os membros:

A raiz quadrada de um número ao quadrado é igual ao
módulo do número, pois sendo este número positivo ou negativo, o quadrado resulta em igual valor, sempre positivo:


E pela definição de módulo (sugiro revisar este assunto, depois veja este
tópico):

Como

é do 2º quadrante,

, logo:



Para calcular o cosseno, você pode obter o seno por semelhança, em seguida utilizar a relação fundamental da trigonometria (que também é uma aplicação do teorema de Pitágoras).
Ou ainda, a partir da tangente informada, expressar o seno em função do cosseno, utilizando também em seguida a relação fundamental da trigonometria.

Ao calcular o cosseno, vale o mesmo cuidado com o módulo, pois o resultado deverá ser negativo, ou seja,

.
Espero ter ajudado!
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por claudia » Sex Ago 22, 2008 14:41
Com certeza, ajudou muito. Obrigada!!

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sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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