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tirem-me uma dúvida

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Mensagempor nayane » Seg Set 13, 2010 12:09

Estou com dúvida no resultado dessa questão, pois já resolvi muitas vezes e os resultados não batem, acha que o gabarito está errado. Vocês podem resolvê-la para eu ver se errei ou acertei?
Essa é a questão:
\frac{sen{}^{3}x-{cos}^{3}x}{senx - cos x}
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Re: tirem-me uma dúvida

Mensagempor Douglasm » Seg Set 13, 2010 12:37

\frac{sen^3 x - cos^3 x}{senx - cosx} = \frac{(sen x - cosx).(sen^2 x + senx.cosx + cos^2 x)}{senx - cosx} \;\therefore

\frac{(sen x - cosx).(sen^2 x + senx.cosx + cos^2 x)}{senx - cosx} = 1 + senx.cosx \;\therefore

1 + senx.cosx = 1 + \frac{sen2x}{2} \;\therefore

1 + \frac{sen2x}{2} = \frac{2 + sen2x}{2}

Está ai a resolução. Das próximas vezes, poste também o gabarito para já podermos conferir imediatamente. Até a próxima.
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Re: tirem-me uma dúvida

Mensagempor Molina » Seg Set 13, 2010 13:43

Boa tarde, Nayane.

Peço também para você colocar suas dúvidas no local correto. Por exemplo, esta dúvida trata-se de trigonometria, ok? Já fiz esta alteração. Assim o fórum fica mais organizado e alguém que tenha a mesma dúvida que você pode procurá-la e achá-la mais facilmente.


Agradeço a compreensão.
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Re: tirem-me uma dúvida

Mensagempor nayane » Seg Set 13, 2010 21:21

desculpa Molina é porque comecei a usar o site agora e não sei muito bem onde posto minhas dúvidas. A partir de agora terei mais cuidado quando for enviar. Muito Obrigada.
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Re: tirem-me uma dúvida

Mensagempor nayane » Seg Set 13, 2010 22:04

Muito obrigada Douglasm, realmente o gabarito estava incorreto. Só tem uma coisa, tem uma parte da resolução que não entendi, é a parte final depois de (1+ senx.cosx)não entendi de onde saiu a divisão por dois, será que é possível você me explicar? :$
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Re: tirem-me uma dúvida

Mensagempor Douglasm » Seg Set 13, 2010 22:11

Nayane, qual seria de fato o gabarito?

A transformação que eu fiz ali foi a seguinte:

sen 2x = 2senx.cos x \;\therefore

senx.cosx = \frac{sen 2x}{2}
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Re: tirem-me uma dúvida

Mensagempor nayane » Ter Set 14, 2010 13:06

Obrigada Douglasm, o gabarito da questão era 1, obrigada também pela explicação da questão....
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?