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Funções circulares inversas

Funções circulares inversas

Mensagempor Ananda » Qui Mar 20, 2008 20:03

Boa noite!

Eis o exercício:

Calcular o valor de y=sen\left[2.arc \,cos \frac{3}{5} \right]

Resposta: \frac{24}{25}

Fiz do seguinte modo:

cos\frac{a}{2}=\frac{3}{5}

Daí usei as fórmulas de arco duplo para descobrir cos a:

cos\left(2\frac{a}{2} \right)=2cos^2\left(\frac{a}{2} \right)-1

2.\frac{9}{25}-1

\frac{18-25}{25}=-\frac{7}{25}

Daí, para descobrir o seno, usei a relação fundamental que deu:

sen=\sqrt[]{1-\frac{49}{625}}= \sqrt[]{\frac{576}{625}}=\pm\frac{24}{25}

Gostaria de saber se a resposta do livro que está errada ou se fui eu que errei... Pensei e não vi uma justificativa para só considerar a possibilidade positiva.

Grata desde já!

Excelente feriado!
Ananda
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Re: Funções circulares inversas

Mensagempor admin » Qui Mar 20, 2008 23:23

Olá Ananda, boa noite!

Na obtenção do seno através da relação fundamental, há um passo omitido por você que é o módulo ao extrair a raiz quadrada dos dois membros.

Lembrando da definição de módulo:
|x| = 
\left\{
\begin{matrix}
x & se & x\geq0 \\
-x & se & x<0 \\
\end{matrix}
 \right.
Repare que o sinal negativo é para garantir que o resultado seja sempre positivo.

Com a substituição que você fez, o cos\left( 2 \frac{a}{2} \right) já é definitivamente negativo, está correto.
E ainda, 0 \leq cos^2\left( 2 \frac{a}{2} \right) \leq 1.

Ou seja, sen\left( 2 \frac{a}{2} \right) já é positivo (como pode-se constatar em sua última raiz), por isso não cabe o segundo caso da definição de módulo.



Ananda, apenas outro comentário:
Quando eu fiz para conferir, também utilizei o arco duplo, mas do seno.
Achei mais imediato, tente fazer.
Além de aplicarmos a relação fundamental uma única vez. Você precisou aplicar duas (no começo e no final).
Os números também ficam menores.


Eu fiz a seguinte substituição:
a = arccos\frac35

y = sen2a = 2sena \, cosa = 2 \sqrt{1-cos^2{a}} \cdot cosa

Aqui, as justitificativas do sinal são as seguintes:

cosa > 0

0 \leq cos^2{a} \leq 1


Espero ter ajudado e um ótimo feriado!
Fábio Sousa
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Re: Funções circulares inversas

Mensagempor Ananda » Seg Mar 24, 2008 17:13

Grata, Fábio!

São tantos detalhes que na resolução acabo me esquecendo de algo.

Preciso de mais atenção!

Mais uma vez grata!
Ananda
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?