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Por que eu não posso cortar? Equações

Por que eu não posso cortar? Equações

Mensagempor Fontelles » Ter Dez 22, 2009 20:20

Senhores, estava resolvendo uma questão de trigonometria e me deparei com essa situação.
E podia cortar uns membros da equação, mas faltavam soluções na resposta.
Citarei o exemplo com o intervalo [o, 2pi]
(1-tgx)(1+sen2x)=1+tgx
[(cosx-senx)/cosx](1+sen2x)]=(senx+cosx)/cosx
Corta o cosx.
(cosx-senx)(1+sen2x)=(senx+cosx)
(1+sen2x)²=(senx+cosx)²/(cosx-senx)²
1+2.sen2x+sen²2x=(1+sen2x)/(1-sen2x)
(1-sen2x)(1+2.sen2x+sen²2x)=(1+sen2x)
1+2sen2x+sen²2x-sen2x-2.sen²2x-sen³2x=1+sen2x
sen2x=t
-t²-t³=0
t²+t³=0
t²(1+t)=0
t=0 ou t=-1
sen2x=0 <=> sen2x=sen0 => 2x=2kpi <=> x=kpi ou 2x=pi+2kpi <=> x=pi/2 + kpi
sen2x=-1 <=> sen2x=sen3pi/2 => 2x=3pi/2+2kpi <=> x=3pi/4+kpi ou x=-pi/4+kpi
Para k=0 => x=0, ou x=pi/2, ou x=3pi/4,
Para k=1 => x=pi, ou x=3pi/2, ou x=7pi/4
S={0, pi/2, 3pi/4, pi, 3pi/2, 7pi/4}, que por sinal está errado.
Resolvendo a mesma questão
(1-tgx)(1+sen2x)=(1+tgx)
1+sen2x=(senx+cosx)/(cosx-senx)
(senx+cosx)²=(senx+cosx)/(cosx-senx)
(senx+cosx)(cosx-senx)=1
Daí a resposta continua errada.
O gabarito é S={3pi/4, 7pi/4, 0, pi, 2pi}
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Re: Por que eu não posso cortar? Equações

Mensagempor Elcioschin » Qua Dez 23, 2009 08:54

Você NÃO pode cortar, exatamente por isto: cortando você elimina algumas soluções:
Veja um exemplo na sua própria solução (errada):
.............
t² + t³ = 0
t³ = -t² ----> Dividinto (Cortando) t²:
t = -1
...............
Viu como você eliminou soluções?

Veja agora a solução correta:

(1 - tgx)*(1 + sen2x) = 1 + tgx ---> Desenvolvendo o 1º membro:
1 + sen2x - tgx - tgx*sen2x = 1 + tgx
sen2x - tgxsen2x = 2*tgx
2*senx*cosx - (senx/cosx)*2*senx*cosx = 2*tgx
senx*cosx - sen²x = senx/cosx
senx*cos²x - sen²x*cosx = senx
- sen²x*cosx = senx*(1 - cos²x)
- sen²x*cosx = senx*sen²x
- sen²x*cosx = sen³x
sen³x + sen²x*cosx = 0
sen²x*(senx + cosx) = 0

Soluções:

1) sen²x =0 ----> senx = 0 -----> x = 0, pi, 2*pi

2) senx + cosx = 0 ----> senx = -cosx -----> x = 3pi/4 (2º quadrante) e x = 7*pi/4 (4º quadrante)
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Re: Por que eu não posso cortar? Equações

Mensagempor Fontelles » Qua Dez 23, 2009 16:02

Mas t= -1 está na solução.
Veja:
t²+t³=0
t²(1+t)=0
t=0 ou t=-1
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Re: Por que eu não posso cortar? Equações

Mensagempor MarceloFantini » Qui Dez 24, 2009 02:57

Você não perde a solução de t = -1 mas sim t=0 (no exemplo citado pelo Elcio).
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
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Re: Por que eu não posso cortar? Equações

Mensagempor Fontelles » Dom Dez 27, 2009 08:47

Realmente, eu estava considerando t=sen2x.
Obrigado
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?