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Relação Trigonométrica na circunferência

Relação Trigonométrica na circunferência

Mensagempor Lana Brasil » Seg Abr 07, 2014 12:30

Gostaria de ajuda para resolver, não sei como fazer.
(UFRN)A figura abaixo é composta por dois eixos perpendiculares entre si, X e Y, que se intersectam no centro O de um círculo de raio 1, e outro eixo Z, paralelo a Y e tangente ao círculo no ponto P. A semi-reta OQ, com Q pertencente a Z, forma um ângulo a com o eixo Y. Podemos afirmar que o valor da medida do segmento PQ é:
a)sec ?
b)tg ?
c)cotg ?
d)cos ?

Gabarito: letra C
Obrigada.
Anexos
Figura Trigonometria.png
Figura da questão
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Lana Brasil
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Re: Relação Trigonométrica na circunferência

Mensagempor e8group » Seg Abr 07, 2014 13:17

Boa tarde . Antes de tudo , tente fazer um desenho transmitindo todas idéias do enunciado.

Fazendo o desenho , representando os eixos , os pontos , poderemos construir o triângulo retângulo em P ,certo ? De catetos OP = 1 e QP = ? e hipotenusa QO = ? .Ora ,se por hipótese "A semi-reta OQ, com Q pertencente a Z, forma um ângulo \alpha com o eixo Y" , então A semi-reta QP, com Q pertencente a Z , também forma um ângulo \alpha com o eixo Z , pois Z é paralelo a Y .

Agora em um t.retângulo , sabemos que tangente("de algum ang.") = tan("de algum ang.") = (cateto oposto)/(cateto adj.) [/tex] .Neste triângulo , trocamos "de algum ang." por \alpha , cateto oposto por [ex] QP [/tex] e o adj. por 1 . Substituindo na fórmula ,obterá o resultado .
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Re: Relação Trigonométrica na circunferência

Mensagempor Lana Brasil » Ter Abr 08, 2014 08:56

santhiago escreveu:Boa tarde . Antes de tudo , tente fazer um desenho transmitindo todas idéias do enunciado.

Fazendo o desenho , representando os eixos , os pontos , poderemos construir o triângulo retângulo em P ,certo ? De catetos OP = 1 e QP = ? e hipotenusa QO = ? .Ora ,se por hipótese "A semi-reta OQ, com Q pertencente a Z, forma um ângulo \alpha com o eixo Y" , então A semi-reta QP, com Q pertencente a Z , também forma um ângulo \alpha com o eixo Z , pois Z é paralelo a Y .

Agora em um t.retângulo , sabemos que tangente("de algum ang.") = tan("de algum ang.") = (cateto oposto)/(cateto adj.) [/tex] .Neste triângulo , trocamos "de algum ang." por \alpha , cateto oposto por [ex] QP [/tex] e o adj. por 1 . Substituindo na fórmula ,obterá o resultado .



Muito obrigada pela ajuda. Achei meu erro.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?