• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Dúvida com divisão - EDITADO

Dúvida com divisão - EDITADO

Mensagempor kandara » Sex Abr 04, 2014 15:44

Olá pessoal! Primeiramente eu gostaria de me desculpar se postei o tópico na área errada, na verdade o problema em si é de trigonometria mas a dúvida não, por isso fiquei na dúvida de onde postar, mas enfim... Me desculpem qualquer erro!

Pois bem, um problema pedia para que eu encontrasse a altura de um poste a partir de algumas informações dadas:

"Para medir a altura de um poste, João observou que num certo momento ele fazia uma sobra no chão com 3,40 metros de comprimento. Ele colocou então na vertical, um cabo de vassoura com 110 cm de comprimento e verificou que sua sombra era de 44 cm. Qual é a altura do poste?''

Típico problema básico trigonométrico, primeiro converti os cms do comprimento da vassoura e de sua sombra para metros, ficando com: 1,10 metros de comprimento da vassoura e 0,44 metros da sombra da mesma.
Depois, apliquei a regra de três com o que eu preciso:

3,40 ................... 44
x ................... 110

Por fim, obtive: 3,40. 1,10 que deu: 3,74 até aí tudo okzão, mas quando fui realizar a divisão de 3,74 por 44 eu empaquei feio!!

Eu fiz na calculadora e deu 8,5. Não fiz nada de errado pois, depois conferindo a resposta do problema era justamente 8,5 metros de poste.
Mas o grande problema é a divisão! Eu não entendi porque deu 8,5!


Ops! Pessoal, desculpem! Eu refiz a divisão aqui para mostrar à vocês como eu havia feito, mas sem querer encontrei o resultado procurado:
Imagem

Fica aí para quem tiver alguma dúvida de divisão com decimais! :)
Podem fechar o tópico.
kandara
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 4
Registrado em: Sex Abr 04, 2014 15:19
Formação Escolar: EJA
Andamento: cursando

Voltar para Trigonometria

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes

 



Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.