• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Ângulo para um dado arco e raio] Dedução e compreensão.

[Ângulo para um dado arco e raio] Dedução e compreensão.

Mensagempor Matheus Lacombe O » Dom Nov 11, 2012 21:49

1.1) - Olá pessoal. Estou cursando a primeira fase de eng. mecânica e dentre os livros didáticos recomendados está o "Cálculo - Volume I de Howard Anton e cia."

1.2) - E agora, no meio do percurso, senti a necessidade de fazer uma revisão sobre trigonometria - conteúdo este que não sou lá estas coisas - e eis que me deparo com um entrave. Não consigo entender a seção "Relações entre comprimento de arco, ângulo, raio e área" do apêndice "Revisão de Trigonometria", páginas: A2 e A3. Primeiramente, gostaria de descrever a situação exposta no livro e em seguida, faço minhas observações e digo o que não entendi, no final.

1.3) - O autor inicia a sessão explanando sobre uma relação da geometria plana que afirma:

"Para dois círculos concêntricos, a razão entre os comprimentos de arco subentendidos por um ângulo central é igual à razão dos raios correspondentes." (O que obviamente permite concluir que:)

Imagem

fórmula-1: \frac{{s}_{1}}{{s}_{2}}=\frac{{r}_{1}}{{r}_{2}}

1.4) - Em seguida afirma que:

"Em particular, se 's' for o comprimento de arco subentendido sobre um círculo de raio 'r' por um ângulo '?' radianos, então, comparando com o comprimento de arco subentendido pelo mesmo ângulo sobre um círculo de raio igual a 1(um), obtemos:"

Imagem

fórmula-2: \frac{s}{\Theta}=\frac{r}{1}

1.5) - Ele observa na lateral da página que:

"Se ? estiver em radianos, então:"

fórmula-3: \Theta = \frac{s}{r}

Dúvida:

1) - Eu simplesmente não consigo entender como o sujeito chega a fórmula-2 e muito menos a fórmula-3

2) - Ele fala em comparação ("[..]comparando com o comprimento de arco[..]", citação de 1.4 ): o que exatamente seria esta comparação? Ele está lançando uma igualdade? Não entendi exatamente como transcrevo matematicamente o que ele disse.



PS: Se talvez a dúvida seja idiota ou algo que o valha, por favor, deixem uma referência de algum site ou material que tenha explicação sobre o assunto.


Obrigado pela atenção.
Abraços.

Att. Matheus L. Oliveira.
Matheus Lacombe O
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jun 03, 2011 22:37
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Eng. Mecânica
Andamento: cursando

Re: [Ângulo para um dado arco e raio] Dedução e compreensão.

Mensagempor Matheus Lacombe O » Seg Nov 12, 2012 16:11

- Por favor, pessoal. Eu faço de tudo pra tentar enunciar bem as dúvidas - organizando o texto, adicionando imagens, observações, etc, etc - e praticamente sempre mostro a resolução de minhas tentativas.

- Por favor, alguém poderia fazer uma forcinha e me ajudar com esta dúvida?
Matheus Lacombe O
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jun 03, 2011 22:37
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Eng. Mecânica
Andamento: cursando

Re: [Ângulo para um dado arco e raio] Dedução e compreensão.

Mensagempor replay » Seg Nov 12, 2012 18:26

Tem que ter paciencia, logo logo um voluntário aparece e irá sanar sua duvida. Aqui não demora mais de 24 hrs com uma duvida.
replay
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 57
Registrado em: Dom Fev 19, 2012 23:43
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: [Ângulo para um dado arco e raio] Dedução e compreensão.

Mensagempor MarceloFantini » Seg Nov 12, 2012 19:53

Matheus, acredito que esta aula do Nerckie irá ajudá-lo: Área do Círculo e Afins. Na verdade seus problemas estão na geometria plana, não há trigonometria.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado


Voltar para Trigonometria

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes

 



Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.