por henrique_mat » Seg Ago 23, 2010 18:57
Ola, sou novo aqui e na profissao de professor.
eis a questao
![tg(5arctg\frac{\sqrt[]{3}}{3}-\frac{1}{4}arcsen\frac{\sqrt[]{3}}{2}) tg(5arctg\frac{\sqrt[]{3}}{3}-\frac{1}{4}arcsen\frac{\sqrt[]{3}}{2})](/latexrender/pictures/0b8089e9f8a70b48af87fd28e0028da8.png)
O problema é que para resolver tive que usar
![tga=\frac{\sqrt[]{3}}{3}\Rightarrow a=\frac{\pi}{6} tga=\frac{\sqrt[]{3}}{3}\Rightarrow a=\frac{\pi}{6}](/latexrender/pictures/891a35c858a89a573a619aabd8463ae8.png)
e analogamente para o arco seno, desta forma obtive tg(5.30 - 60/4) e assim consegui chegar na resposta correta q é
-1.
Porem não consegui resolver da mesma forma que y=cos(arsen(1/3)) onde

e depois pela relação fundametal obtendo o resultado
![y=\frac{2\sqrt[]{2}}{3} y=\frac{2\sqrt[]{2}}{3}](/latexrender/pictures/7f8f2b970ba46579aa392476a200a364.png)
.
Peço que me ajudem a resolver desta segunda maneira pois acabei chegando em tg5x...ai não da né..
desde ja agradeço, abs Henrique
"Ninguém é tão grande que não possa apender..nem tão pequeno que não possa ensinar"
-
henrique_mat
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 5
- Registrado em: Seg Ago 23, 2010 18:16
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: lic. matematica
- Andamento: formado
por VtinxD » Seg Ago 23, 2010 20:16
Primeiro vamos nomear as coisas:
![\alpha = arctg\frac{\sqrt[2]{3}}{3} \alpha = arctg\frac{\sqrt[2]{3}}{3}](/latexrender/pictures/76fceb8f5724fb3f67a45c3f3975ef48.png)
![\beta = arcsen\frac{\sqrt[2]{3}}{2} \beta = arcsen\frac{\sqrt[2]{3}}{2}](/latexrender/pictures/9aa38933a9c2222b6d4850f1ed213acd.png)
Nós podemos achar o

e o

pela tabela de sen,cos e tg.
Pela tabela:


Agora subistuindo os valores na primeira equação:

-
VtinxD
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 64
- Registrado em: Dom Ago 15, 2010 18:29
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: Bacharelado em Matematica
- Andamento: cursando
por henrique_mat » Ter Ago 24, 2010 17:07
Obrigado VtinxD , mas por este caminho eu ja consegui..o problema é resolver pelo mesmo caminho que esta resolvido o cos(arcsen)...abs
-
henrique_mat
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 5
- Registrado em: Seg Ago 23, 2010 18:16
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: lic. matematica
- Andamento: formado
por MarceloFantini » Ter Ago 24, 2010 20:01
Mas você usou, a diferença é que os arcos eram conhecidos. Veja:

e

. Vamos ver sem os valores de a e b:

Não tem como resolver sem conhecer os valores.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por henrique_mat » Ter Ago 24, 2010 20:59
Obrigado Fantini..acho q oq eu precisava era confirmar que esta questao nao da para ser resolvida sem conhecer os arcos, tenho outros exercicios como esse e agora tenho ctz q sem conhecer os arcos é impossivel...
Gostei do seu curso, adoraria fazer, mas por aqui nao tem..abs
-
henrique_mat
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 5
- Registrado em: Seg Ago 23, 2010 18:16
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: lic. matematica
- Andamento: formado
Voltar para Trigonometria
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- [funções inversas]
por Ana_Rodrigues » Ter Jan 24, 2012 17:46
- 2 Respostas
- 1607 Exibições
- Última mensagem por Ana_Rodrigues

Ter Jan 24, 2012 22:33
Funções
-
- funções inversas
por Edgard Guarido » Sex Mar 07, 2014 18:53
- 2 Respostas
- 2460 Exibições
- Última mensagem por Edgard Guarido

Qui Mar 13, 2014 15:54
Funções
-
- Funções circulares inversas
por Ananda » Qui Mar 20, 2008 20:03
- 2 Respostas
- 4685 Exibições
- Última mensagem por Ananda

Seg Mar 24, 2008 17:13
Trigonometria
-
- funçoes circulares inversas
por Thassya » Sex Mai 29, 2009 11:29
- 3 Respostas
- 2384 Exibições
- Última mensagem por Cleyson007

Sáb Mai 30, 2009 10:18
Trigonometria
-
- Função Circulares inversas 2
por Fernanda90 » Qui Ago 27, 2009 16:52
- 2 Respostas
- 4087 Exibições
- Última mensagem por Fernanda90

Qui Ago 27, 2009 20:25
Trigonometria
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.