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trigonometria

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Mensagempor Gir » Qui Nov 05, 2009 18:11

Se "theta" é um angulo do 4º quadrante e cotg"theta"=-2/5,qnto vale sen2"theta" - cos2"theta" ?

-2/5=cos"theta"/sen"theta" =>-2/5=1/tg"theta" =>tg"theta"=-5/2
.
.
.
sen2"theta"-cos2"theta"=2"theta"(sen-cos)

.
.
.
cotg²"theta"+1=cossec²"theta"
cossec²"theta"=7/5


me ajudem!essas foram minhas tentativas!!
Gir
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Re: trigonometria

Mensagempor Molina » Sex Nov 06, 2009 13:34

Bom dia!

sen2\theta-cos2\theta é o que queremos descobrir.

Abrindo esta expressão, temos:

sen2\theta-cos2\theta=2sen\theta*cos\theta-cos^2\theta+sen^2\theta

Ficando apenas em função de seno e cosseno.

O único dado que nos é fornecido é que cotg\theta=\frac{-2}{5}

:idea: Sugestão: Utilize a fórmula sec^2\theta=1+tg^2\theta e com isso descubra quanto que vale o cos\theta. Posteriormente é fácil descobrir o sen\theta.

Qualquer dúvida me informe, :y:
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Re: trigonometria

Mensagempor Gir » Sáb Nov 07, 2009 00:18

hum...ok...aí fiz assim:
cotg"theta"=1/tg"theta" -> tg"theta"=-5/2
sec²"theta"=1+tg²"theta"
(1/cos"theta")²=1+(-5/2)²
.
.
.
cos²"theta"=4/29 e cos"theta"=2/raiz de 29

substituindo:
2.sen"theta".2 raiz de 29/29 - 4/29 + sen²"theta"
.
.
.
2.sen"theta".sen²"theta".2(raiz de 29 - 2)/29

e agora?
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Re: trigonometria

Mensagempor Molina » Sáb Nov 07, 2009 12:29

É isso aí.

Agora sabendo cos\theta é fácil descobrir quando vale sen\theta pela fórmula:

sen^2\theta+cos^2\theta=1

Certo?

Só um detalhe que pode ser necessário fazer para a resposta final dar igual ao do gabarito:
Quando você achou cos\theta=\frac{2}{\sqrt{29}} eu sugiro que você racionalize isso:

cos\theta=\frac{2}{\sqrt{29}}*\frac{\sqrt{29}}{\sqrt{29}}=\frac{2\sqrt{29}}{29}

Qualquer dúvida informa aí, :y:
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Re: trigonometria

Mensagempor Gir » Sáb Nov 07, 2009 17:10

agora estah ficando facil ... ^^

entao,sen²"theta"+cos²"theta"=1 sendo cos²"theta"=4/29
sen²"theta"+4/29=1
.
.
.
sen²"theta"=25/29

logo sen"theta"=5 raiz de 29/29[/]

agora substituindo esses valores na expressao dada

2.5 raiz de 29/29.25/29.2 raiz de 29 - 4/29
.
.
.
250 raiz de 29/841.2 raiz de 29 - 4/29
500.29-4/841.29
cancela 29 c/ 29
e xeguei no resultado=[b]496/841

ta certo?como simplifico?
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Re: trigonometria

Mensagempor Gir » Sex Jan 08, 2010 16:48

por favor me respondam!
:)
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Re: trigonometria

Mensagempor Molina » Sex Jan 08, 2010 19:46

Gir escreveu:e xeguei no resultado=496/841
ta certo?como simplifico?


Tem que ver se 496 e 841 tem multiplos em comum. Então, pra ficar mais fácil você terá que fatorá-los (encrevendo-os na forma de multiplicação).

Ex: 32 pode ser escrito na forma de 2*2*2*2*2=2^5

Bom estudo, :y:
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Re: trigonometria

Mensagempor Gir » Seg Jan 11, 2010 09:37

entao.fatorando 496 encontrei 2.2.2.2.31 e nao consegui fatorar 841. =/
???
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Re: trigonometria

Mensagempor MarceloFantini » Seg Jan 11, 2010 10:18

Bom dia!

841 = 29^2 (fui tentando com vários).

Espero ter ajudado.

Um abraço.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?