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Problema com logaritmo

Problema com logaritmo

Mensagempor ricardommoreira » Qua Abr 11, 2012 00:29

Segundo dados da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas, o tomate tem aproximadamente 90% de água em sua composição orgânica. Uma das formas de processamento do tomate para produção de tomate seco é a desidratação ao ar quente forçado. Neste processo, o tomate perde, a cada hora, 20% da água restante em sua composição. Qual é o tempo gasto com a secagem, com a aplicação desse processo, na produção de tomate seco contendo 8% de água na sua composição final? (DADOS--> log 8= 0,9 e log 9 = 0,95)

A) 9 horas
B) 9 horas e 30 min
C) 10 horas
D) 10 horas e 30 min

Obrigado.
ricardommoreira
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Re: Problema com logaritmo

Mensagempor nakagumahissao » Qua Abr 11, 2012 02:04

Inicialmnente teremos (a = água):

{a}_{0} = \frac{90}{100}a (1)

{a}_{n} = \frac{90}{100}a {\left(\frac{80}{100} \right)}^{n} (2)

Precisamos encontrar n (tempo em horas) que decorrerão para sobrar apenas 8% de água dos 90% existentes. Assim, substituimos em (2) como se segue:

\frac{8}{100}a = \frac{90}{100}a {\left(\frac{80}{100} \right)}^{n}

Simplificando, fica:

\frac{8}{90} = {\left(\frac{8}{10} \right)}^{n}

Desta forma, utilizaremos os logaritmos com base 10 para auxiliar-nos no cálculo de n, ficando:

log \left(\frac{8}{90} \right) = log {\left(\frac{8}{10} \right)} ^{n}

Que por sua vez, aplicando-se as propriedades dos logaritmos, ficará:

log 8 - log 90 = log 8 - \left[ log (9 \times 10) \right]  = n \times log \frac{8}{10} = n \times \left(log 8 - log 10 \right)\Rightarrow

\Rightarrow log 8 - log 9 - log 10 = n \times \left(log 8 - log 10 \right)\Rightarrow

\Rightarrow 0,9 - 0,95 - 1 = n \times \left(0,9 - 1 \right)\Rightarrow

\Rightarrow \frac{-1,05}{-0,1} = n \Rightarrow

\Rightarrow n = 10,5

Portanto, a resposta será 10 Horas e 30 Minutos, ou seja, a letra D.


Espero que eu tenha acertado.
Eu faço a diferença. E você?

Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
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Re: Problema com logaritmo

Mensagempor ricardommoreira » Sex Abr 13, 2012 09:45

nakagumahissao, muito bom e esclarecedor.

Abraço.
ricardommoreira
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?